Com o intuito de finalizar o Projeto Bicho Cabeludo, elaboramos, em conjunto, com a professora Dircilene Verdun, o nosso primeiro miniconselho de classe, tendo como objetivo avaliar o que alcançamos e pontuar o que pode ser melhorado para os nossos próximos projetos. Quando o Conselho foi sugerido pela professora Dircilene, achei uma excelente oportunidade para ouvirmos nossos alunos, bem como para nós, professoras, refletirmos sobre nossa conduta e participação.
ATIVIDADE: PRIMEIRO
MINICONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO - PRÉ I A
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O QUE É?
O miniconselho de classe é uma
reunião avaliativa em que as crianças envolvidas no processo de aprendizagem
discutem assuntos pertinentes ao que estão aprendendo, como as crianças
percebem as ações das educadoras, os resultados das estratégias de ensino
empregadas, a adequação das situações de aprendizagem e outros aspectos
referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante
diversos pontos de vista. Ocorre de maneira informal, através de uma conversa
coletiva em que todos podem opinar e contribuir com sugestões.
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QUEM PARTICIPA?
Crianças e educadoras da sala.
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QUAL O OBJETIVO?
Compartilhar informações sobre
como as crianças percebem a aprendizagem e como eles avaliam as situações em
sala de aula, expressar o que pensam em relação ao que está sendo transmitido
e assim, embasar a tomada de decisões para a melhoria do processo
ensino-aprendizagem por parte dos educadores. Também:
- Viabiliza
avaliações mais completas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das
crianças;
- Facilita
a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista;
- Permite
a avaliação da eficácia dos métodos utilizados;
- Possibilita
a análise do currículo;
- Promove
a troca de ideias para tomada de decisões rumo à melhoria do processo
ensino-aprendizagem;
- Favorece
a integração entre professores e crianças.
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COMO PLANEJAR?
Preparar a pauta da reunião
listando os itens que precisam ser comentados e discutidos. Todos os
participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos
problemas, suas causas e soluções.
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O QUE ESPERAR?
Chegar a um consenso da equipe em
relação:
- Às
avaliações de desenvolvimento das crianças, considerando as singularidades de
comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;
- Às
intervenções necessárias para melhorar o processo ensino-aprendizagem das
crianças, individualmente.
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RESULTADO:
- Promover
uma visão mais correta, adequada e abrangente do papel da avaliação no
processo ensino-aprendizagem;
- Valorizar
a observação do progresso individual das crianças aula a aula, bem como seu
comportamento cognitivo, afetivo e social durante as aulas;
- Reconhecer
o valor da história de vida das crianças, tanto no que se refere a seu
passado distante quanto próximo (período a ser avaliado);
- Incentivar
a autoanálise e auto avaliação das educadoras;
- Prever
mudanças tanto na prática diária de cada educador como também no currículo e
na dinâmica escolar, sempre que necessário;
- Traçar
metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.
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A princípio estávamos programadas para realizar esse diálogo nessa segunda-feira (17/07/2017), porém o tempo não contribuiu e a presença de poucos alunos nos impossibilitou de realizarmos. Continuamos na expectativa, tão longo, de reunir um número expressivo de alunos para fazer o fechamento e contar como foi essa nova experiência.
Oi Lisiane,
ResponderExcluirQue legal!! Conseguiram colocar em prática o conselho de classe participativo com as crianças? Como foi?
Abraço, Tutora Tais
Nos reunimos em roda para conversamos em grupo do que os alunos gostavam de aprender, o que queriam aprender e o que gostariam que tivesse na escola ou na turma para eles. A solicitação mais desejada foi para criação de um time de futebol, brincar de casinha sem panelinhas (apetrechos de casa foram considerados chatos pelas meninas). Quando questionados sobre onde preferiam estudar, dentro ou fora da sala de aula, todos optaram para ser no patio da escola e gostavam de passeio fora da instituição, as chamadas saída de campo. Do resultado desse conselho e dos pedidos de nossos alunos, como forma de dar sequencia, entramos num grupo nacional chamado Caixa da Natureza, onde alunos de varias regiões do pais trocam experiencias entre si apoiado pelos professores. Iniciamos após o recesso escolar o futebol como forma de entender a regra simples do jogo e aceitação das meninas, bem como o choro e a questão da divisão da bola.
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