sábado, 1 de julho de 2017

A IMPORTÂNCIA DE UM P.A. – PELO VIÉS DO CICLO DA LAGARTA

As aprendizagens realizadas na interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação foram enriquecedoras a ponto de decidirmos participarmos da Formação docente e I Fórum Acadêmico Municipal - Escrevendo o futuro com as possibilidades na/para Educação,  com intuito de divulgar a importância do mesmo para  formação docente/discente e professores atuantes, bem como relatar as experiências vivenciadas com esse projeto. Abaixo, cito o resumo que foi enviado para essa amostra cientifica. O caminho percorrido até o presente momento corroborou para a meu desenvolvimento pessoal e profissional, portanto essa  primeira participação em um evento cientifico,  revela a minha satisfação com  as contribuições obtidas através das explanações  do curso de Pedagogia EAD (UFRGS), que de fato, inspiraram a minha prática e o melhoramento da ação educativa, além de encorajar-me à escrita cientifica dos relatos em sala de aula e autoconfiança para  expor o meu trabalho em âmbito público.

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses".
Rubem Alves

A IMPORTÂNCIA DE UM P.A. – PELO VIÉS DO CICLO DA LAGARTA
NEGREIROS, Lisiane dos Santos Werpachowski de.
EMEI Profº. Sadi Pipet de Oliveira
Graduanda de Pedagogia (UFRGS)
VERDUM, Dircilene.
EMEI Profº. Sadi Pipet de Oliveira
Especialista em Arte e Educação
O estudo de caso deste resumo medita sobre a importância dos projetos de aprendizagem, o P.A. na prática educativa, tendo como exemplo o projeto do Bicho Cabeludo, realizado em pré-escola, de 4 a 5 anos, numa escola de Educação Infantil, da rede pública municipal, da cidade de Torres/RS. O tema abordado justifica-se pelo fato das educadoras estarem constantemente envolvidas com uma prática educativa reflexiva que oportuniza a seus educandos, uma vivência mais crítica e investigativa. Objetiva-se contextualizar e valorizar a utilização de P.A. na educação infantil, como metodologia de trabalho educativo, voltado para organização e construção dos conhecimentos, a partir de questões de curiosidade das crianças, iniciando-se a pesquisa sobre suas certezas e dúvidas temporárias. No P.A., é o educando que aprende por método de investigação própria, tendo o professor o papel de mediador deste processo (Fagundes; Nevado; Basso; Bitencourt, 2006). O estudo de caso, de caráter exploratório, apresenta argumentos com a explanação do P.A. Bicho Cabeludo, que surgiu a partir dos questionamentos da turma, referências bibliográficas e estudo observatório do processo. Como a proposta da escola visa cultivar nas crianças a autonomia, a participação e a visão crítica na sociedade, percebe-se necessário desenvolver nos educandos esta prática investigativa, de maneira científica, naturalmente questionadora e divertida que as crianças têm e assim, dar voz aos pequenos. O projeto recebeu este nome por ser tratar de um questionamento levantado pelo grupo na hora do conto, após a leitura do livro Macaco Danado, da escritora Julia Donaldson Axel Scheffler, os educandos foram estimulados a levantar hipóteses sobre a história no macaco que perdeu a mãe na floresta e com a ajuda dos amigos animais a reencontra-la no final da narrativa. Observando os questionamentos e dúvidas das crianças, prevaleceu a pergunta: Por que bicho cabeludo queima? Uns afirmavam que não queimava, outros diziam que era só alguns bichos cabeludos que nos causavam queimaduras. Nesta investigação, visava: conhecer a lagarta e suas diferentes espécies; compreender a relação entre a criança e o habitat do animal; aprender a identificar suas características; entender seu processo de transformação; estimular a curiosidade sobre o animal; identificar cores, tamanhos e formatos; compreender o ciclo de vida da borboleta e da lagarta; aprender a respeitar o meio ambiente. E assim, aos poucos, foram elaboradas as respostas para as perguntas iniciais e originadas outras. Ainda conforme Fagundes (1999), enfatiza que tanto as dúvidas temporárias quanto as certezas provisórias são muito importantes nesse processo de P.A., pois propõem descobertas, caminhos de busca, organização e reorganização constante. Contudo, como resultados parciais, destacamos que o processo educacional só funciona quando a criança tem sede de conhecer, por isso que o P.A. é democrático. O papel da escola não é levar conhecimento ou cultura, mas criar condições para estimular o desejo/querer para aprender. O mais importante é a relação entre educador e educando, como respeito a subjetividade entre eles, e para isso tem que haver participação efetiva entre todos os envolvidos.

Palavras-Chave: Projeto de Aprendizagem; Curiosidade Infantil; Construção de conhecimentos.

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