segunda-feira, 3 de julho de 2017

LIBERDADE PARA ESCOLHER - BENEFICIOS PARA O ESTUDO

 No penúltimo dia do mês de maio houve o encerramento da interdisciplina Psicologia na vida adulta. Foi um período curto que estudamos o tema, mas foi de grande valia  a leitura dos textos e os temas propostos pelos grupos, sendo que cada um pode escolher o assunto, que no geral foi atribuído as experiências vivenciadas pelos grupos ou por algum membro .

As apresentações foram  surpreendentes, objetivas e bem fundamentadas. Tivemos a presença de encenação do cotidiano, questionamentos, e momentos  que fomos tomados pela lágrimas. No final dançamos ao som de um forró para fecharmos a nossa noite com chave de ouro.

As abordagens trouxeram questionamentos do dia a dia, como estresse, ansiedade, carreira, familia, saúde e o mais delicado dos apontamentos: a velhice e suas nuances. Desse encerramento, com as abordagens dos meus colegas, refiz, pontuei, analisei   para a vida pessoal e ao sair e retornar para casa, certamente cheguei  com novas concepções. 

A troca de experiências  foi excelentemente proveitosa, mais uma prova cabal  que não há necessidade de debruçarmos em cima de livros infundados, textos fragmentados, provas, questionários.... e sucessivamente. A simples motivação da turma  foi a mola mestre para irmos em buscar do saber. A oportunidade de pesquisas e a liberdade de escolha nos temas foi fundamental para que todos nós apresentamos de forma motivada, espontânea e divertida.

 No meu caso estudei o tema Ludicidade na vida adulta, de forma muito natural e sem pressão para aprender, apenas com o intuito de aprimorar conhecimentos. Na medida que as leituras iam avançando mais descobertas iam acontecendo, melhor, pontuei que afetividade o conceito de transferência estão presentes tanto na vida infantil como na vida adulta.
(escrito por Lisiane Negreiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário