segunda-feira, 29 de julho de 2019

OBEDECER, UMA QUESTÃO AFETIVA.

Apos algumas releituras do texto Obediência, observei que suscitei as fases que a criança passa para alcançar um nível de compreensão mais elaborada em relação ao que lhe é solicitado, inclusive trazendo  os ensinamentos de Maria Montessori. Suscitei, no texto, as admirações dos pais contemplando seus filhos realizando feitos que no seus lares não realizam, nos indagando admirados:

- Profê, em casa ele não faz isso!! Como ele é obediente na escola!

Em termos epistemológico encontramos  a justificativa que é na primeira infância (0 a 5 anos) que as crianças constroem suas bases cognitivas, ou seja: moral,emocional, social. O desenvolvimento intelectual deve caminhar em conjunto - cognitivo e afetivo. Estando atento as esses quesitos a criança desenvolverá melhor, entre outras áreas, a vontade que se presume na obediência.

A obediência deve ser banida de medos, ameaças, punições ou moeda de troca, mas ser objeto de trabalho nas questões pedagógicas, que por sua vez suscitarão as questões sócios emocionais.

Atender aos pedidos do professor  estar atrelado as questões afetivas que esse  educador possui com seus alunos e, esse mesmo resultado deve ser estimulado entre as crianças, ou seja, estimular o carinho entre elas porque podem ensinar uma às outras, tendo reflexo na diminuição de conflito e aumentando a sociabilidade.

João Amos Komensky, que se tornou mais conhecido pelo seu nome latinizado Comenius – que abrasileiramos em Comênio há mais de 300, em sua obra Didática Magna, já mencionava a importância de um bom relacionamento entre educando e educador para o sucesso da aprendizagem.  – a importância da afetividade no processo educacional, temos que trazer e cativar o aluno, pois a educação se dá no mundo da convivência, bem como no interior do individuo e no principio da transferência.                              
                                         

fonte de leitura:

DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: _______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29.

MONTESSORI, Lar. As crianças obedecem quem elas admiram. Disponível no endereço eletrônico https://larmontessori.com/2018/03/11/as-criancas-obedecem-quem-elas-admiram/ , acessado em 29 de julho de 2019.






Nenhum comentário:

Postar um comentário