sábado, 27 de julho de 2019

INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA


Fui pesquisar, nas escritas do blogue, algo que remetesse ao tempo que iniciei no Berçário II, com o intuito de relembrar quais os questionamentos que suscitava naquela época. Encontrei na publicação, Os bebês e as crianças pequenas (Pikler), uma sucessão de apontamentos de alguém que estava iniciando uma nova jornada em algo desconhecido naquela fase de estudante de Pedagogia. Por outro lado via a oportunidade de colocar em prática os novos conhecimentos que a faculdade estava me proporcionando aliado a responsabilidade de trabalhar com crianças bem pequenas, cujo seus universos estão em pleno vapor. 

Instintivamente trouxe para aquele texto, naquela época, duas palavras que até hoje são minha bússola: independência e autonomia. Contudo, hoje entendo, que já estava me referindo em algo que futuramente iria conhecer melhor: proporcionar a criança ser  protagonista no seu processo de conhecimento. 

A partir dessa caminhada muitas dúvidas sanaram e novas perguntas surgiram, que outrora não existiam, atualmente consigo traçar um caminho para ir buscar o que indago no meu cotidiano escolar, através de uma pedagogia de escuta, observação e reflexão. Esclarecendo de uma forma mais direta, quero dizer que hoje já consigo sinalizar que caminho percorrer para encontrar o inicio de algo que suscito, seja para a resolução de uma pergunta ou dúvidas, claro, que veementemente não teremos uma única resposta, e  se tivermos, esta não será inflexível. Assim,  uma proposta educativa de qualidade que permita atender as necessidades e especifidades dos bebês e das crianças pequenas, vem corroborar para a construção do senso crítico, investigativo e criativo das crianças bem pequenas, fazendo-as perceber que fazem parte do meio em que vivem, e isso, os bebês fazem com muita clareza, através de um olhar atento do educador. 













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