sábado, 27 de julho de 2019

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO



Quando escrevi o texto Projeto Pedagógico em Ação, 15 de maio de 2017, com dois anos e meio de curso trazia apenas, no texto, a noção de buscarmos o novo com mudanças, embora fosse assustador, mas se fazia necessário. Naquela época a ideia defendida era apenas para o primeiro projeto elaborado por mim,  logo, pensava que apenas caberia a ele esse tema. 

Retomando a leitura vi que não era bem assim e que tais afirmações se aplica a vida como um todo, sem exceção,  bem como as novas etapas que fui galgando ao longo do curso. Percebi, enquanto lia, que a escrita era uma espécie de analogia para o que estaria por vir. O tempo chegou, e hoje relendo,  embora uma escrita singela, mas repleta de reflexões para o momento que estou concluindo - o estágio.


Se outrora questionava o motivo de estudar Pedagogia, hoje analiso a relevância de se fazer o estágio. Logo, como base trouxe para dentro do planejamento semanal os ensinamentos da Pedagogia da Autonomia, apontados naquela minha primeira escrita e, ao coloca-lo em prática pude perceber em pormenores a sua importância frente aos alunos, e não mais, em um simples projeto, mas que deva ser presente no cotidiano da escola. 

O estágio oportunizou a reflexão com consciência, por conseguinte, despertou a consciência critica, refletindo em uma ação e, dessa ação a transformação. O estágio findou, mas o processo de construção, mudanças, esses são inacabados e perpétuos, pois as pessoas mudam de todas as formas, muda no contato com outras pessoas, porque além de inacabadas elas são incompletas. Toda essa caminhada do estágio oportunizou em um retomada de consciência do eu, o outro e o nós.







Nenhum comentário:

Postar um comentário