Antigamente, a atividade do professor era meramente técnica, subordinada ao
conhecimento produzido pelos cientistas e seu trabalho caracterizado como
missão – vocação. Porém, essa concepção passou por reformulações benéficas, na
medida, que se observou a necessidade de
uma formação continuada, postura flexível, mantendo- se sempre em constante
atualização e preparação para desempenhar sua função, não se restringindo
apenas ao momento da formação inicial, pois ele se prolonga por todo o trajeto
profissional do docente. Diante das implicações, dos desafios e conflitos que
permeiam a função de ser educador, requer do mesmo, uma postura de pesquisadores e agentes
transformadores, pois há que se considerar a presença da responsabilidade
politico-social na docência. Tal aprimoramento dos conhecimentos oferecerá ao
mestre novos panoramas de análise que
possibilitam a compreensão diversos contextos vivenciados por eles. Em suma,
constata-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas, sempre em processo
de (re) construção de saberes.
Por outro lado encontramos a
degradação a imagem social dos professores
e este enfrentando a profissão com uma atitude de desilusão e de
renúncia, aliado, como por exemplo, as políticas públicas e a forma como o Estado
lida com seus professores alheio a realidade do sistema escolar. Além do
educador administrar suas angustias, ter necessidade de constantes
aperfeiçoamento profissional, a construção da identidade profissional docente passa por dificuldades relevantes
em sua constituição, seja em relação às dificuldades impostas pelo novo
contexto educacional e social da contemporaneidade, seja pelo legado histórico
da profissão.
Finalmente, algo é certo que se
faz necessário, o professor do presente
não pode ser apenas alguém que aplica conhecimentos produzidos por outrem, mas
tem de ser um sujeito que assume a sua prática pedagógica a repensar a sua
atuação em sala de aula e os enormes desafios profissionais que enfrenta, a fim
de atender as exigências do contexto atual.
fonte:
PRADO, Alcindo Ferreira.
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade San Carlos/2103; COUTINHO,
Jecilene Barreto. Mestrando em Ciências da Educação – Universidade San
Carlos/2103. REIS, Osvaldineide Pereira de Oliveira. Mestrando em Ciências da
Educação – Universidade San Carlos, 2013. VILLALBA, Arsenio Osvaldo. Profº. Dr.
do curso de pós-graduação, mestrado em Ciências da Educação – Universidade San
Carlos. SER PROFESSOR NA
CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS DA PROFISSÃO.
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