domingo, 7 de janeiro de 2018

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA?

Conheço uma criança que o pai não incentiva a filha de 4 anos ir para a escola. Certa vez foi chamado pela escola para saber o motivo de tantas faltas de sua filha, após ouvir os pormenores que a direção da escola tinha a lhe dizer, começou a sua justificativa sob a alegação que sua filha era muito inteligente, não tinha prolemas de relacionamentos com os colegas de sua idade e o que ensinava para a criança, em casa, já era o suficiente para seu desenvolvimento. Até aqui vamos nos remeter aqueles pais que dispensam a escola para eles mesmos cuidarem da educação dos filhos, algo bem discutidos pelos educadores e profissionais ligados na educação. Porém esse não será nosso foco, mas discutir de forma aprazível a posição desse pai e o prejuízo, se assim entendermos no decorrer da escrita, ocasionado para tal criança.

Os pais que decidem não levar o filho à escola sob a alegação que a educação ofertada por eles em casa é melhor que de uma instituição educacional ficará limitada na medida que as familias atuais são compostas por uma ou duas crianças, logo a convivência desses infantos restritas aos adultos o contanto com outras crianças ficará escasso. Se observamos que o processo de socialização está na base da construção do EU, sendo construída pela mediação dos outros e suas respostas, bem como, o sucesso da formação psíquica do individuo, e que  nesse contexto das relações sociais que emerge a linguagem, concluiremos que crianças que frequentam a escola desde cedo adquirem notáveis ganhos no desenvolvimento social, além de permitir apropriar-se, reinventar e reproduzir o mundo que a cerca. A falta de amizade pode trazer resultados desastrosos tais como, dificuldade de relacionamentos, problemas emocionais, ser menos sociável, ganhos escolares abaixo da média, abandono escolar e comportamentos deliquentes na adolescência  ou na fase adulta.

Sendo assim, de acordo com especialistas na área do desenvolvimento humano, há um consenso em afirmar que a  interação social  é indispensável para a construção do ser humano, certamente esse progenitor desconhece os benefícios da interação social, bem como os bendefícios das crianças terem contatos e troca de experiencias entre si.

fonte:
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. e BOSA, Cleonice Alves. Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Revisão crítica da literatura. Revista Psicologia & Sociedade/ UFRGS, 21 (1):65-74, 2009

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