Relendo a postagem http://portfoliolisianenegreiros.blogspot.com/2016/10/musica-na-area-da-saude.ht
observei uma escrita ampla da importância da música para as pessoas, no tempo
da elaboração desse texto não possuía um conhecimento aprimorado da questão
musical para a educação infantil e, hoje retomo o assunto para narrar a minha
atual concepção sobre a musicalidade enquanto professora.
Compreendi que a música como linguagem cabe em qualquer lugar, a
qualquer momento e não apenas em datas comemorativas ou momentos aleatórios, sem objetivos e com movimentos repetidos e
prontos, pois se assim continuasse me posicionando estaria fazendo com meus alunos algo mecânico,
sem sentido para eles. Tal postura afastaria as verdadeiras vivências e possibilidades que
a música proporciona: prazer, atenção, interação, através de jogos rítmicos,
pequenos versos cantados, entre outros. É através da linguagem musical que a
criança vivencia: socialização,
afetividade, aprendizagem, coordenação motora e expressão.
Das categorias acima apontadas destaco duas que mais se acentua quando
trabalho música na educação infantil, são elas: Afetividade e Expressão, a
primeira evidencia claramente as emoções das crianças que são múltiplas e
diferenciadas e, nesse momento conseguimos captar os sentimentos individualizados
do grupo. Enquanto a expressão corporal nos apresenta manifestação de ideias, o
que o coração sente, a mente pensa, e o corpo deseja, logo, a música possui influência
direta como meio facilitador, para não dizer bússola, para a aprendizagem infantil.
Então, se utilizarmos a música
para a aprendizagem, em qualquer nível de escolarização, o processo de envolvimento
e desenvolvimento será natural e prazeroso e, não algo maçante e massacrante,
imposto aos alunos. Consequentemente, quando a educação é proporcionada de
maneira tranquila leva criança á compreender/desenvolver as relações de
socialização, autonomia, senso crítico, dicção, movimentos, linguagem, raciocínio
lógico entre outros.
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