quinta-feira, 29 de junho de 2017

OS DESAFIOS DO BLOGGER

À medida que o curso de pedagogia avança, tenho a sensação de um certo afunilamento quanto às abordagens previstas pelos nossos professores, talvez pela sensação do medo e da ansiedade de já ter concluído metade do curso e não querer, jamais, parar por aqui. Como se não bastassem os compromissos do dia a dia que  nos deixa em eterno conflito para conciliar tudo e todos, esse semestre foi muito angustiante e desafiador para mim, pois as atividades de Seminário Integrador V exigiam não apenas uma releitura e análise do que havíamos postado nos dois primeiros semestre da faculdade, mas também de uma avaliação da escrita de outra colega. Até esse momento parecia algo corriqueiro, ledo engano. Ao ler as postagem da colega, não conseguia classificar ou achar uma justificativa para fundamentar meu posicionamento, e claro, não ser rigorosa nos critérios de avaliação. Contudo, para elaborar o que solicitava a atividade, tinha que primeiro entender o que se pedia e conhecer as classificações solicitadas. Fui pesquisar o que de fato dispõe cada quesito, para saber se as minhas escritas e da minha colega estavam atendendo os  requisitos de boas postagens: descritivas, questionadoras, reflexivas/reconstrutivas, cópias de atividades; e outras como recados, pensamentos, poesias...

Ao finalizar as análises fui para o segundo passo, que achei pertinente para a conclusão do que já estava desconfiada, a elaboração de  uma tabela  de acordo com as quantidades de cada uma delas. Diagnostiquei que circundamos por critérios interessantes, mas munidos de pouca argumentação ou soluções para o que apontávamos, o motivo? Posso apontar como um dos fatores mais preponderante a ausência de maturidade acadêmica e escasso hábito da escrita, como também insegurança ao defendermos nossas  ideias. 

Confesso que a atividade por si só foi penosa e exaustiva, outrora acompanhada do desejo de abandonar tudo por julgar, inocentemente, de pouca valia. Porém, a satisfação de nos ser oportunizada tal reflexão ruiu todos os apontamentos acima elaborados,  ou seja, quando voltei para fazer uma autoavaliação, descobri que avancei mas posso melhorar muito mais e que todo esse processo foi prazeroso e a retomada foi de suma importância  para elencar erros  que tendem a ser sanados e acertos mais lapidados com as novas postagens.



LISIANE NEGREIROS
GISELE DA ROSA
EIXO 1
EIXO 2
EIXO 1
EIXO 2
Descritivas
2
3
10
2
Questionadoras
4
4
5
1
Reflexivas
5
5
7
8
Outras
4
3
9
12
Cópias
1
-
4
3
Total

16

15

35

26


2 comentários:

  1. Olá, Lisiane. É interessante ler o que escrevemos e ter a oportunidade de refletir a respeito sob ótica do aprofundamento teórico, bem como analisar sob este enfoque, as postagens de uma colega. Missão que requer paciência, discernimento e clareza de objetivos. Após análise do teu blog, que estratégias visualizastes para qualificá-lo nas próximas postagens?

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi uma tarefa extenuante, com conflitos e indagações que ocorreram ao longo de todo o processo. Embora, a atividade exigisse reflexões, ao término amadureci o modo de escrever ao ponto de pontuar algumas mudanças que julgo necessárias, como repassar as fontes de leitura, fundamentar com a prática e escritas, ser mais questionadora e reflexiva no que tange as mudanças enquanto professora e cidadã. Julgo importante essa retomada do que já escrevemos, como forma de analisar os erros e acertos, a partir dessa fase, ir em busca de melhoramentos.

    ResponderExcluir