segunda-feira, 12 de junho de 2017

EDUCAÇÃO X IMEDIATISMO

Assistindo certo trecho da entrevista do sociólogo Zygmunt Bauman no programa Mileniun, observei  que o Imediatismo do qual discorria na entrevista, não permeava apenas a Educação como um todo, mas já está se apresentando no cotidiano das familias dos educandos, ou seja, como praga que não ataca mais em bando (no sistema), e sim, isolada, no caso exemplificando no seio familiar.

Refletindo sobre tal entrevista, comecei a pontuar o que estamos passando em nossa sala de aula, mas especificamente nos pré´s I onde atuo. Observo uma histeria coletiva dos pais em querer que seus filhos sejam alfabetizados no recém entrado pré I, como forma de satisfação pessoal em qualificar seu filho como o mais experto e capaz,  outrora uma comparação dos remotos tempos em que foram alfabetizados. Contudo, esclareço que a Educação evoluiu e no tange a  educação infantil, mais ainda, por se tratar de campo educacional novo, onde a mola precursora é ofertar meios para que o infanto alcance sua independência com bases sólidas para ser tornar um adulto bem lapidado, e não sair lendo e escrevendo sem a menor observância nesses  requisitos básicos, acarretando enormes falhas para os anos seguintes na vida escolar.

Que o  imediatismo  imposto pelo Capitalismo  para com a Educação é notório, mas essa pressa já estar sendo imposta pela própria familia das crinaças é de uma violência imensurável, ou seja, como se não bastasse as exigências desse sistema perverso, esses inocentes, agora tendo  a cobrança no âmbito familiar, ficando a merce da própria sorte. 

Atuo em  rede de educação municipal, onde possui "certa" autonomia para blindar os alunos da ansiedade dos pais,  o mesmo já não ocorre na rede privada de ensino por motivos tão explícitos que não cabe aqui elencar, cabe para finalizar que a   criança não precisa de permissão para começar a ler e escrever, apenas necessita de certos amadurecimentos básicos  para que possa ter  respeitado o seu tempo individualizado.

3 comentários:

  1. Olá Lisiane, estive pensando o quão importante é que os profissionais conheçam esses conceitos, já que isso está relacionado ao nosso fazer pedagógico. Seguimos conversando!
    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir
  2. Apesar do sistema público ser mais tranquilo nessa questão, observo professores da mesma rede apressados com essa satisfação em "qualificar" seus trabalhos como bons, sem ao menos refletir sobre sua conduta ou elaborar um apanhado para conhecer as reais condições e fases que estão seus alunos.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do sistema público ser mais tranquilo nessa questão, observo professores da mesma rede apressados com essa satisfação em "qualificar" seus trabalhos como bons, sem ao menos refletir sobre sua conduta ou elaborar um apanhado para conhecer as reais condições e fases que estão seus alunos.

    ResponderExcluir