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Antes de começar a narrar os fatos optei por trocar os nomes dos gêmeos por uma questão de privacidade das crianças. Tratarei aqui pelos pseudônimos de João e Laura.
No início do ano letivo optamos pela separação do irmãos gêmeos com o objetivo de proporcionar a João maior independência devido a forte influência que Laura exercia sobre ele, ou seja, a menina detentora de personalidade forte e impositiva, enquanto o irmão a sua sombra, demonstrava submissão frente as vontades da irmã.
Houve, no começo, resistência em especial da mãe em relação ao afastamento dos gêmeos, alegando que nasceram juntos, sempre frequentaram a mesma sala de aula, dormem juntos... enfim, nunca ficaram separados. Após conversas sob orientação pedagógica, ocorreu uma receptividade melhor frente a mudança como uma experiência de como João iria reagir frente o afastamento de ambos.
Pude observar que nas primeiras semanas de aula João era tímido e com poucas iniciativas, aos colegas tinha contrariedade de dividir os brinquedos, sua fala era baixa e chorosa e quando imposto regras abaixava a cabeça choramingando. Continuamos a insistir com ele a autonomia dos seus atos - uma das principais preocupações dos seus pais era ausência dessa independência, já que Laura possuía mais aflorada essa característica. Realmente nos primeiros dias de aula, sem a presença da irmã, o aluno ficava à espera da professora ou colega para realizar algo por ele.
Para nossa surpresa, após um mês de aula, João despertou surpreendentemente em múltiplos sentidos:
Houve, no começo, resistência em especial da mãe em relação ao afastamento dos gêmeos, alegando que nasceram juntos, sempre frequentaram a mesma sala de aula, dormem juntos... enfim, nunca ficaram separados. Após conversas sob orientação pedagógica, ocorreu uma receptividade melhor frente a mudança como uma experiência de como João iria reagir frente o afastamento de ambos.
Pude observar que nas primeiras semanas de aula João era tímido e com poucas iniciativas, aos colegas tinha contrariedade de dividir os brinquedos, sua fala era baixa e chorosa e quando imposto regras abaixava a cabeça choramingando. Continuamos a insistir com ele a autonomia dos seus atos - uma das principais preocupações dos seus pais era ausência dessa independência, já que Laura possuía mais aflorada essa característica. Realmente nos primeiros dias de aula, sem a presença da irmã, o aluno ficava à espera da professora ou colega para realizar algo por ele.
Para nossa surpresa, após um mês de aula, João despertou surpreendentemente em múltiplos sentidos:
- Começou a interagir com todos os colegas;
- Observa tudo ao seu redor, cuidando dos colegas e indo avisar aos professores em caso de algo errado com os demais;
- Chama os amigos pelo nome e é bem receptivo na divisão dos brinquedos;
- Dicção clara e pontuada;
- Em situações de conflitos ou resolução de problemas, posiciona-se de maneira clara e objetiva, chamando a atenção para o que está errado.
Finalizando, a separação de ambos foi significativa, pude pontuar comportamentos positivos. A imagem sugerida acima do texto foi para mencionar que João ainda não tinha bem claro qual era sua canoa.
gêmeos sim, mas com personalidades diferentes! |
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