Algo
que havia escrito nos primeiros semestre da faculdade, através de uma fala do
professor Crediné https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6109726530448589034#editor/target=post;postID=3489117833844409695;onPublishedMenu=template;onClosedMenu=template;postNum=59;src=postname
veio a tona meados do
semestre passado (2018/2), ou seja a
necessidade de colocarmos em prática o conhecimento adquirido no avançar dos
semestres da faculdade, fui percebendo a necessidade de formar um grupo de
estudos para repassar aos meus colegas de escola as novidades que permeavam o
meu mundo acadêmico, tendo como objetivo registrar dados, curiosidades e
comportamentos das criança e, em seguida, buscarmos respostas mais
elaboradas, não como verdades absolutas, mas como forma de esclarecer duvidas
ou oportunizar situações para favorecer o desenvolvimento individual ou coletivo
de nossas crianças. Alicerçados nas observações o trabalho fico mais personalizado,
ocasionando ao final do ano uma turma de referência na escola.
Tal sucesso só foi
oportunizado graças a iniciativa de
formamos um grupo de estudos sem a preocupação de chegar a uma conclusão definitiva,
mas com a simples finalidade de construção do saber - conhecimento sem
interesse, mas pelo puro prazer de realizar descobertas dos alunos.
Descobrimos que nossa
atitude tornou-se uma ferramenta de avaliação para nosso trabalho no cotidiano
escolar, sendo suscetível a abertura de outras portas para os novos
conhecimentos como troca de saberes. Estudar um tema não necessariamente
requer, ao final, uma resposta definitiva, mas valorar o conhecimento de onde
chegamos, em que podemos avançar, modificar ou reutilizar, adaptado, para a
nova turma de berçário II que chegará.
Plantamos uma sementinha no
meio do ano passado e hoje percebo o interesse de outros educadores em
juntar-se a nossa ideia como forma de proporcionar a abertura de outras portas
para os novos conhecimentos, trocas de experiências e suscitar questionamentos
que outrora estavam adormecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário