sexta-feira, 22 de junho de 2018

ESCOLA E REALIDADE


Os desencontros da escola com a sociedade nos dias atuais é contundente, pois a transmissão de  informações são prontas e moldadas, o que não incentiva a criação e a reflexão sobre a realidade dos alunos. A escola mantém a mesma estrutura e os mesmos preceitos daquela época do sistema escolar, visto que a sociedade não se apresenta mais no modelo sólido e estruturado o qual concebia a sociedade na época da elaboração e construção da escola. Atualmente novos valores e necessidade se fazem valer, em especial, quando falamos na EJa que deve ser voltada na necessidade de formação de homens livres e pensantes.

A necessidade de compreender a função da escola neste século XXI nos remete à busca dos significados e dos sentidos que o sistema educativo tem – ou deveria ter – diante da formação das necessidades das novas   gerações - EJA.  Esta compreensão se torna fundamental quando percebemos que a escola se mantém de maneira tenaz, impondo certos modos de conduta, de pensamento e de relações próprias, independente das mudanças que ocorrem na sociedade; o que a torna desinteressante para a grande demanda de estudantes que são obrigados a frequentá-la diariamente. 

Percebemos que as instituições educativas realizam um trabalho o qual visa o controle, tornar dócil a consciência, isto é, almejam um indivíduo normalizado. Necessitamos de uma escola que instrui e que forma, que ensina conhecimentos, mas que consiga formar cidadãos critícos com objetivos de serem cidadãos livres através do conhecimentos, pois só este pode possibilitar a emancipação.

 As escolas de nossa realidade funciona  transmitindo informações, que são prontas e moldadas, o que não incentiva a criação e a reflexão sobre a realidade dos seus alunos. e esta forma de ensinar não torna os sujeitos com ela envolvidos capazes de armazenar os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto, resultando em  alunos que saem da escola todo ano não conseguindo estabelecer uma relação entre o que viveu e aprendeu na escola, com a realidade fora dela.

As instituições escolares não podem transmitir nem trabalhar dentro de um único modelo de pensar, afinal o objetivo de toda prática educativa – facilitar a reconstrução do conhecimento experiencial do aluno – não pode se entender nem se desenvolver sem o respeito à diversidade, às diferenças culturais e  individuais que determinem o sentido, o ritmo e a qualidade de cada um dos processos de aprendizagem e desenvolvimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário