domingo, 29 de abril de 2018

CADERNO DE CALIGRAFIA


Talvez o assunto que abordo hoje não seja tão pertinente aos temas estudados no semestre, do qual nos é solicitado que façamos uma ponte, um elo entre o que estamos estudando com a nossa prática pedagógica. Porém, ontem uma situação me deixou um tanto incomodada quando uma menininha de 6 anos veio toda orgulhosa mostrar o caderno de caligrafia dela. Realmente um capricho! Olhei, admirei e realmente estava tudo muito bem escrito. Ao mesmo tempo fiquei em dúvida se ainda era utilizado tal recurso na educação, pois já havia escutado de alguns professores a abolição desse método como forma de melhorar a escrita. Assim como ouvia educadores contra, certos momentos encontrei professores e pais afirmando que é algo válido para melhorar a escrita. Como trabalho na educação infantil, ainda não havia me deparado com tal objeto, o que logicamente, não havia causado estranheza, pois pensava que era algo raro de se ver. 

Diante da minha inquietação fui pesquisar e ler sobre o tema, afinal a velocidade das informações e as mudanças das mesmas não nos permite tempo para assimilar, digerir e ter uma posição - o tempo nos consome quando o assunto é informação ( o que hoje é válido e legitimado amanhã poderá não ser). Em processo educacional básico fiz caligrafia e não entendia a lógica daquela escrita: por que escrevia e para que/quem? Meus  textos eram  gigantes ou pequenas frases tendo que ser escrita dezenas de vezes, geralmente ambos de cunho punitivo ou moral. Na contemporaneidade o cunho punitivo ruiu e encontramos  argumentos  importantes para o uso do caderno de caligrafia, claro que temos que ter nossa opinião com ressalvas e dentro de um contexto educacional a qual pertencemos e pontuando, acima de tudo, a individualidade do aluno (processo psicomotor adequado). Embora o processo de escrita se desenvolva desde os seis primeiros anos de vida da criança, o uso desse recurso deve ser utilizado para crianças que já passaram da fase de alfabetização (mais ou menos no segundo ano) e cuja a dimensão da letra esteja irregular, para desenvolver habilidades de mão, letra legível e agilidade na escrita. O objetivo não é levar a criança a ter uma letra perfeita, mas que sua escrita seja compreendida facilitando seus estudos (organização) e seu rendimento escolar. 

É importante que seja desenvolvido de forma prazerosa, sem conotação de punição, sendo uma ferramenta de suporte ao professor e de apoio ao aluno na medida que possibilita habilidades da escrita, organização, automatização das letras, aprender a controlar a pressão sobre o lápis (tônus), observar o traçado e distinguir maiúsculas de minúsculas.


fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=jzH55qFzY8M acesso em 29/04/2018

https://novaescola.org.br/conteudo/840/ainda-se-usa-o-caderno-de-caligrafia acesso em 29/04/2018

https://novaescola.org.br/conteudo/840/ainda-se-usa-o-caderno-de-caligrafiawww.psicopedagogiabrasil.com.br/em-branco-c1m1v   acesso em 29/04/2018







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