quarta-feira, 3 de maio de 2017

DIA DAS MÃES

"... O trabalho com projetos de aprendizagem propõe uma nova escola, onde os papéis, os tempos, os espaços e as práticas são outras ... A metodologia, o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo... O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade..." 
 Estamos estudando a importância dos PA's na vida estudantil de nossas crianças, coincidentemente estamos no mês de comemoração dos Dias da Mães. Lembro, enquanto criança, o quão angustiante era essa data, pois não podia comprar algo que desejava para minha mãe, e tal situação me deixava triste e desolada quando via as propagandas pipocando nos meios de comunicações. 

Hoje, após anos, a  situação não modificou, nem mesmo no meio onde não carece de  menção num planejamento de aula. Os motivos? Vários! Mas, vou me ater em uma única questão: o presente. 

Quando a professora pergunta, aos alunos, o que sabiam sobre o dias da mães ouvir respostas quase unânimes:

- Dia de presentear a mãe!
- Profê, eu ainda não arrumei o presente dela!

Conversas aleatórias foram surgindo no grupo, ora de mãe, bichos, brincadeiras e presentes, todas iam e vinham em suas falas.

Comecei  a me questionar a razão dessas crianças, com tão pouca idade, já relacionar tal data afetiva com presentes. Penso ser reflexo de nossa sociedade, educação e costumes que muitas vezes não sabemos sua origem. Até onde a escola encontra-se omissa ou até que ponto vai sua interferência? Será que ao propor como tema de aula, tal comemoração,  ela possibilita seus alunos à reflexão, autocritica e a construção de novos conhecimentos? Nesse caso só vejo uma utilidade, que o assunto seja interligados a outras disciplinas como matemática, história, geografia e assim sucessivamente.

A professora retoma a conversa e insiste na pergunta - o que é Dia da Mães? As respostas seguintes não traz menção  a razão do dia das progenitoras, mas nítida a obrigação retratada na frase que exemplifico:

- Vou dar para minha mãe um presente.

Professora diz:

- O que é uma mãe?

Alunos:

- Uma mãe é  cuidar dos filhos.
- As mães e os pais quando os filhos não obedecem os pais batem na gente.

Como abordar tal tema de maneira prazerosa e ética para levarmos essas crianças a uma verdeira reflexão sobre a importância de datas comemorativas? Para contrapor as indagações penso que tal resolução encontrará respostas no professor reflexivo e atuante, onde este é imbuído em uma auto análise sobre sua conduta e reais necessidades dos educandos.

Referência:
Texto: PROJETOS DE APRENDIZAGEM - UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR AMBIENTES TELEMÁTICOS. Autores: Léa da Cruz Fagundes, Rosane Aragón de Nevado, Marcus Vinicius Basso e Juliano Bitencourt Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC/UFRGS;  Crediné Silva de Menezes Departamento de Informática – UFES; Valéria Cristina P. C. Monteiro Mestrado em Informática – UFES.




6 comentários:

  1. Olá, Lisiane. Muito interessante sua abordagem em relação à data comemorativa do dias das Mães. Bem sabemos que essas "datas comemorativas" foram criadas pelo comércio para que pudessem aquecer suas vendas, estas são de cunho consumista. Porém, partindo das falas de teu alunos e da tua reflexão a respeito, em que a proposta de trabalho do Projeto de Aprendizagem pode auxiliar a desmistificar essa data?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, abordar tal tema num projeto de aprendizagem só seria viável fundado nas indagações e curiosidades dos alunos, o que não houve, mas exigido na escola onde trabalho. Se voltarmos para ótica das disciplinas interligadas vejo justificativas, pois nós proporcionaria trabalhar o motivo da existência dessa data (história), onde surgiu (geografia), qual valoração moral nossos educandos possuem sobre esse fato (estudos sociais) e assim sucessivamente. Sou a favor de trabalhar qualquer tema, mas desde que o oportunizado aos alunos seus anseios e não meramente como planejamento obrigatório no calendário escolar, ou seja, findado essa data extinguiu o assunto. Todo professor deveria mensurar de fato a importância que esse tema trará aos seus alunos. Particularmente não compartilho de datas comemorativas sem fundamento.

      Excluir
  2. Acredito que fazer um projeto de aprendizagem sobre a mãe seria uma ótima ideia para não haver mais relação do dia das mães com os presentes, pois sabemos o quanto é importante a mãe e que todos os dias é dia das mães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Leticia, a data em si não me causa constrangimento, porém a forma como nos é imposta pelo sistema educacional se torna incomodativa. Trabalhar meramente é a minha inquietação. Temos várias oportunidades de fazer o "útil", pois o valor e a referência aos progenitores estão presentes no dia a dia de nossos alunos.

      Excluir
  3. "Nesse caso só vejo uma utilidade, que o assunto seja interligados a outras disciplinas como matemática, história, geografia e assim sucessivamente." Após esta tua colocação Lisi, te pergunto, como poderiam se "interligar" as disciplinas em relação ao dia das mães? Fiquei curiosa e como leciono Inglês talvez pudesse aproveitar tua ideia. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinéia, acredito que tua indagação poderá ter respaldo no retorno que publiquei para a Simone. Exemplo: como falamos "Feliz dias da Mães em línguas diferentes? Essa pegunta renderia diversos questionamentos e curiosidades.

      Excluir