quinta-feira, 18 de maio de 2017

Projeto Pedagógico em Ação









 Escolhi falar sobre tal afirmação de Paulo Freire para justificar meu processo de aprendizagem e polimento que estou passando  na interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação. Difícil a mudança e a superação para buscarmos o novo. Tanto um, como outro incomodativo e assustador.

   Ao participar da Jornada Pedagógica da Autonomia oferecida gratuitamente pelo Instituto  Paulo Freire e ministrada pelo professor Paulo Padilha encontrei repostas para o que me inquietava.

Por que estou estudando o curso Pedagogia ?
Por que aprender os fundamentos desse renomado educador, cuja sua formação foi  em Direito?
Por que sentir necessidade de buscar os conhecimentos em seu livro intitulado Pedagogia da Autonomia?

 Pela simples necessidade, enquanto professora e acadêmica, da dialógica, critica, criatividade participativa com produção de conhecimento.

  Aos assistir a primeira palestra on line pude ser oportunizada a compreensão dos questionamentos acima mencionados e que passo a discorrer  fundadas nas palavras do palestrante.

    Somos todos condicionados quando nascemos mediante regras pré determinadas, mas podemos nos reconhecer como pessoas inacabadas, independente de nossas origens, somos seres em construção, logo  inacabados. ESTAMOS NOS EDUCANDO, esse é o primeiro passo para fazermos MUDANÇAS, e isso refere-se as minhas mutações enquanto professora. Afinal, as pessoas mudam de todas as formas, ela muda no contato com outras pessoas, porque além de inacabadas elas são incompletas. Ainda, a vida inteira elas vão se completando e se reconhecendo  em outras pessoas - CONCEITO DE CONSCIENTIZAÇÃO, não como panaceia, mas tomando consciência do eu próprio, do mundo em  que vivo e do meu próprio eu.

    Quando refletirmos com consciência, segundo Paulo Freire, levantamos "os porquês" das coisas. Contudo, não basta a consciência critica, mas a partir desta tenho que partir para a ação. Essa ação será transformadora. 

     Qual finalidade?

    Sermos felizes, no meu caso, me tornar um profissional qualificado e consciente de minhas ações para com meus alunos. Saber o que passa? Ou ficarmos mais felizes sendo alienados?

   Sendo feliz ingenuamente acabamos sendo explorados, todavia, na pedagogia Freiriana contempla um mundo melhor para todos. Sendo oportunizado, enquanto acadêmica, uma formação reflexiva, pesquisadora e refletindo nas formações de alunos proativos.



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