sábado, 16 de abril de 2016


PORTFÓLIO DE NOSSAS CRIANÇAS





Citei o poema acima para descrever as dúvidas que nós professores temos ao avaliar nosso aluno em sala de aula. Para iniciamos o ano letivo tivemos uma formação  sobre o tema Portfólio, o que achei muito esclarecedor, pois até então não havíamos recebido nenhuma palestra sobre esse novo método de avaliação.

Durante a explanação do orador fui fazendo um paralelo sobre o que o professor Crediné aponta em nosso curso e o que deseja que elaboremos em nosso Portfólio enquanto alunas do curso de Pedagogia, ou seja, que sejamos capazes de fazer uma ponte entre o que aprendemos, discordamos e a nossa pratica.

Extrair apontamentos que julgo pertinentes para o blog e dicas que irão deixar nossos Portfólio mais interessantes e no caminho certo entre o que aprendemos no universo acadêmico com a nossa rotina em sala de aula.

Sendo assim...

Começo a tecer os primeiros passos como se fosse fazer uma viagem de ferias da qual preciso me organizar para realizar esse passeio de forma prazerosa e sem ter surpresas desagradáveis por falta de planejamento.

  1. organizar minha viagem com o período de trabalho;
  2. checar documentos necessários;
  3. fazer levantamento de roupas adequadas para o clima do local onde irei passear;
  4. traçar roteiro;
  5. pesquisar meios de transportes mais convenientes;
  6. cotação da moeda, idioma e seguro saúde.

Na sala de aula não é diferente, temos etapas para cumprir como se fossemos fazer uma viagem.


O que registrar? Por isso fiz menção ao poema de Cecilia Meireles, ou seja, achar o equilíbrio para passar segurança e nortear meu aluno. O que há de positivo ou negativo nessa  avaliação (pratica  social a todo momento), propor analisar se estou atingindo o objetivo desejado, os alunos tem prosperado? Desperto interesse e curiosidade? De  que forma estão levando o conhecimento para sua vida prática? Saber selecionar os critérios, definir o que é necessário?

Esses questionamentos o portfólio  proporciona  conseguindo visualizar e respondendo  as duvidas suscitadas, como também apontar os erros e progressos de ambos os lados -  considerando que  avaliar não é punir - mostrar que há caminhos para chegar ao que se deseja do aluno. 


OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO COTIDIANO DA CRIANÇA É O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO!


Sugestões:

A criança não precisa notar que esta sedo fotografada, se chamamos para a fazer pose para a foto ela automaticamente  perderá a concentração, nós professores  temos o hábito de chamar a criança para a foto que será postada nos portfólios.

Conhecer a historia de cada criança, como ela chegou até a minha sala de aula, como é formado seu universo, quais bagagens carrega, o que lhe interessa, que desafios lhe interessam.

O que pretendo alcançar quando proponho algo para ela;

Observar se ela saber se portar na hora da refeição, por exemplo, também é AVALIAR. Detalhes que fará o diferencial desse aluno .

Registrar a fala da criança e o que foi mais significativo para a mesma, pois o portfólio e um documento dela, jamais do professor ou de seu avaliador.

Uma boa dica  para elaboramos texto descritivo sobre a criança é usamos os seguintes termos:
  • demonstra..
  • ainda resisti...
  • reage com desconforto...
  • necessitando de intervenção...
Sempre relatando comportamento do aluno de acordo com a faixa etária e jamais comparando.
Para não ficarmos sobrecarregados e  esquecer algo importante, devido a correria,  uma sugestão interessante  é termos dois tipos de portfólios:

  • Particular - onde, eu como professora, registro tudo de forma aberta e espontânea possibilitando para uma consulta posterior de algo que tenha dúvidas.
  • Demonstrativo  -  registro, objetivo, estrategia, ação da criança e avaliação da criança.
Com esse texto espero ter contribuído com as colegas do curso na hora de construir  o portfólios dos seus alunos, bem como aprimorar os  nossos enquanto acadêmicas, pois, acredito que  possamos  fazer uso dessas sugestões para elaborar os nossos textos de forma significativa dentro das orientações do professor Crediné.







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