sábado, 16 de abril de 2016




CANÇÃO DE UMA CRIANÇA PARA A MÃE

SE MINHA MÃE NÃO FOSSE MINHA VIDA,
SE MINHA MÃE NÃO FOSSE BRAVA,
QUEBROU UM BICHO,
MAS NÃO ERA UM BICHO,
ERA UM GATINHO,
UM GATINHO.

MINHA MÃE TAMPOU MEU CORAÇÃO.
É A MINHA VIDA,
EU DORMI COM MINHA MÃE,
EU NÃO DURMO COM MINHA MÃE, NÃO!

EU QUERO O CORAÇÃO DELA, 
SE NÃO FOSSE MINHA VIDA,
EU QUERO O CORAÇÃO DA MINHA MÃE.

Essa canção foi cantarolada por meu aluno  de 4 anos do qual o Conselho Tutelar tirou a guarda da mãe. Ele estava num canto da escola sozinho, enquanto os outros alunos brincavam. Percebi o seu afastamento e discretamente fui até ele, sem que percebesse,  comecei a escutar o que cantava. Para minha surpresa comecei a ouvir a letra e imediatamente comecei a anotar. Confesso que quanto mais ouvia mais me arrepiava daquele menino expressar toda a sua dor através de uma canção elaborada por ele próprio de maneira tão sagaz . 

Cada vez  mais me apaixono pelo que faço, tenho certeza que estou no curso que me trará grandes realizações e se  conseguir plantar uma sementinha de amor, alegria, carinho para esse aluno, certamente, estarei cumprido minha missão de professora. Essa cena levarei comigo por toda a vida como exemplo  de galhardia, fé e esperança. Uma lição para nós adultos que no decorrer  da vida  esquecemos de nos manter corajosos e perseverantes.

A lição que ficou desse episódio?

 Jamais devemos subestimar uma criança pensando que ela não possui  noção do mundo ao seu redor, tão pouco desprezar seus sentimentos.


2 comentários:

  1. Fiquei impressionada com esta tua postagem e curiosa em saber se esta canção foi de criação própria do aluno ou se ele já havia ouvido antes em algum momento.
    Gostaria de saber como lidaste com tal situação em tua vida profissional, pois com pouca idade ele já possui entendimento e vivências de tudo que acontece ao seu entorno.

    ResponderExcluir
  2. Esse aluno tem o hábito de criar músicas quando brinca, acredito que foi criação própria e do momento que se encontrava com muita saudade da mãe, já que a ver uma vez por semana por encontrar-se abrigado na casa de acolhimento. Fiquei emocionada ao ouvir cantando peguei um papel e caneta para fazer o registro, e se analisamos a letra, ele contou a sua historia de vida em uma canção. postei para reforçar os nossos estudos quanto a real noção que a criança possui do mundo que o cerca.

    ResponderExcluir