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Bolsa Mágica |
Registro
do experimento:
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"parece uma bomba!" |
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"vou ficar molhado e vou secar com papel toalha!" |
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"vai estourar água em todo mundo!" |
Em seguida cada aluno pode pegar
um lápis para furar a bolsa de água. Uns demostraram segurança, outros com
medo de se se molharem... mas, no geral, ficaram todos ansiosos em realizar o
experimento.
Observe o aluno abaixo:
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Ficou certo tempo tentando furar o saco com água, tentou, tentou, e...nada! Então parou e ficou observando seu lápis, em seguida, percebendo que segurava o objeto ao contrário, disse:
“
profê, para furar tem que ter ponta!”
Voltamos para sala de aula para conversamos sobre nossa experiência, eis
algumas de suas colocações:
-
gostei porque “tava” furando o saco e água não saiu!
-
o saco só furava quando o lápis tinha
ponta!
- eu
furei um saco com água e não saiu água!
-
a ponta era muito pequena para estourar água em todo mundo, por isso o saco não
explodiu!
-
para estourar o lápis tem que ter uma ponta grande!
-
uma camisinha, não de roupa, mas aquele que enche na boca daria para fazer. Eu
que tive essa ideia!
No inicio todos ficaram assustados com a
possibilidade do saco plástico arrebentar. Uns não queriam ficar perto, outros,
pela curiosidade, ficaram bem próximos. Após demonstrar para eles que sua desconfiança não era real, eles
se juntaram mais perto e pediram para realizar o experimento. Ofereci lápis
para cada aluno fazer sozinho - todos ficaram saltitantes.
Ao terminar atividade percebi que
a resposta do nosso experimento, para eles, estava
na ponta do lápis que era pequena, por isso não arrebentou o saco.
Quanto a caneta esta não furava o saco por que não possui ponta igual a do
lápis.
Meu primeiro experimento de Ciências com meus alunos foi angustiante para elaborar, pois pensava que a turma não iria acompanhar ou responder a altura da minha expectativa. Confesso que relutei em elaborar a aula por diversas vezes,.... até que chegou o inadiável momento. Entrei em sala de aula apreensiva, pois iria aplicar o tema sozinha em uma sala com 17 alunos.
Para minha realização de professora a aula foi um sucesso estrondoso e percebi que a insegurança, o desconforto não era oriundo das crianças, apenas meu. Eu que havia elaborado um pré julgamento daquilo que nunca havia feito com eles.
Assim compartilho com meus colegas a rica aula de Ciências para, mais uma vez, enchermos de coragem para sairmos da zona de conforto e encarar o novo, embora, de inicio, vá parecer desconfortável para nós.
Explicações do experimento:
Isso acontece porque quando o saco plástico está cheio de água, suas moléculas de polietileno, ao serem quebradas, se aproximam, “apertando” os lápis. http://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-experimentos-simples-que-voce-mesmo-pode-fazer-para-surpreender-todo-mundo/
Oi Lisiane,
ResponderExcluirQue belíssimo relato!! Fiquei encantada com o seu cuidado e planejamento! Que legal que todos puderam participar da atividade!
A ciência é uma forma de estudar a realidade, de interrogá-la e de pensar sobre nossas hipóteses. Nesse contexto, propor aos alunos que façam pesquisa é possibilitar a ação dos alunos por meio da expressão de suas curiosidades. A pesquisa é, assim, uma importante forma de aprender pois se aprende sobre algo que incita a curiosidade.
Abraços, Tutora Tais
Penso que foi algo enriquecedor para a turma como para mim.
ResponderExcluirTenho outra ideia de Ciências a partir dessa experiência. Um grande abraço!