"... permanente vigilância na nossa conduta como professor, porque não temos como medir a consequência de nossas palavras, gestos e olhar que lançamos sobre uma criança. Por isso, temos o dever de sermos vigilantes todo o tempo..."
PROFESSOR X VALORES
PROFESSOR: Atitudes coerentes com o que faço. O descuido e o imprevisto também acontece por parte do aluno e ao abordamos tais falhas devemos realizar de forma humilde, com bom senso e tolerância, ainda mais quando falamos em educação Infantil, onde encontramos seres em formação e estamos comprometidos ao mundo dessas crianças. Um professor arrogante é desestimulante, frustante no processo de aprendizagem para qualquer fase do educando, enquanto aquele mestre amoroso e de bom senso consegue despertar no aluno o interesse pelo saber. E essa relação de amizade que possibilitará a caminhada do aprender e ensinar juntos, digamos, uma "troca de figurinhas".
VALORES: Sublimes e intrínsecos do ser humano. Quando digo valores não é com o intuito de elencar sem flexibilizar, mas no sentido que existem de forma objetiva, subjetiva e intersubjetiva, pois os valores existem só que compreendidos de acordo com a vivência de cada um. Sendo assim, como um professor deve portar-se diante de crianças com formações múltiplas sem os humilhar, violar ou até mesmo engessar o conhecimento prévio desses alunos?
Despindo-se de seus valores e condutas que julga inviolável, aberto a novas experiências, conhecimentos e conceitos, seja no campo pessoal como profissional, ainda, assimilar que lecionar é uma relação de troca, onde todos, sem exceção, tem algo à contribuir.
Quando rotulamos um aluno estamos cerceando o direito de aprender e estamos frustados com a nossa capacidade enquanto profissional, afinal todos sabem e aprendem algo. Mensurar é ir na contramão do ato de educar! Contudo, outro valor está sendo ceifado para ambos: A esperança que faz parte desse processo formador educacional.
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O bom senso, amor, carinho e a forma como tratamos nossos alunos é o caminho para obtemos êxito na aprendizagem. |
Minha vivência em sala de aula vai ao encontro das palavras do professor José Francisco ao desempenharmos função social na formação desses cidadãos e que muitas vezes somos exemplos. Contudo, devemos respeitar as relações sociais onde estão inseridos, modo de agir, pensar e de relacionar-se com os demais membros.
Para quem tiver mais interesse sugiro o artigo da autora Fernanda Dorneles Vargas, da qual foi oportuna fonte de pesquisa para o tema acima escrito. Vale ressaltar que o texto consiste em uma leitura clara, objetiva e de muito bom senso.
http://www.pedagogia.com.br/artigos/posturadoprofessor/index.php?pagina=3
Oi Lisiane,
ResponderExcluirMuito importante as reflexões que você apresenta nessa postagem!
Lembremos também que para que o professor possa aprender junto com aluno é preciso que ele respeite e conheça o processo de aprendizagem deste aluno. Assim, será possível haver diálogo, pois na medida em que professores e alunos aprendem e crescem na diferença as trocas tornam-se significativa para ambos.Através das ciências, dos experimentos, das experiências e das vivências é possível conhecer as hipóteses e as formas de pensar de nossos alunos.
De que forma você acredita que o ensino de ciências pode te auxiliar a colocar em prática as características do professor que você apontou nessa postagem?
Abraço, Tutora Tais
Ciências engloba visão do mundo através de experimentos, e essa percepção de mundo nossos alunos já as possuem de acordo com a faixa etária. Partindo desse ponto, o conhecimento que passamos aos nossos educandos devem ser norteados em suas experiências prévias e jamais rotuladas como certas ou erradas, mas justificadas na bagagem de vida de cada um, daí a cautela do professor em repassar seus valores fundados apenas na sua própria experiência e subjugando as dos seus alunos.
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