![]() |
Friedrich Froebel |
O alemão Friedrich Froebel (1782-1852), nasceu em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas e que a educação desse pequeninos deveria ser de forma natural e livre.

"Aprender a aprender"
Divulgou a Educação como forma espontânea e para isso o caminho seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses e quanto mais ativa a mente delas mais propicia estarão para novos conhecimentos. O próprio educador acreditava que as crianças trazem consigo um desejo natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática - as atividades e material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica, observe que aqui já há uma consonância com o Método Montessoriano.
A educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos, o importante e trabalhar essa percepção e a aquisição da linguagem na primeira infância e no segundo momento seria a vez da religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes.
Embora o objetivo das atividades nos jardins-de-infância era oportunizar brincadeiras criativas, ele não descartava o ensino diretivo, como um recurso legitimo, caso o aluno não apresentasse o desenvolvimento esperado.
Para finalizar gostaria de sugerir leituras interessantes sobre essa tema, das quais andei lendo e achei muito interessante, para quem deseja aprofundar mais o assunto sobre uma educação sem obrigações para as crianças e que elas aprendam conforme seus interesses e por meio da prática.
A educação do homem - Friedrich Froebel
50 grandes educadores de Confúcio a Dewey - Joy A. Palmer
O pedagogo dos jardins-de-infância - Friedrich Froebel
História social da criança e da família - Philippe Ariès
fonte: Márcio Ferrari, Revista Nova Escola/Março 2006, pág. 57-60
Oi Lisiane,
ResponderExcluirBem interessantes ler e pensar sobre as teorias propostas pelos autores que você menciona!
De que forma você acredita que essas leituras te ajudam a qualificar tua prática docente?
Abraço, Tutora Tais
A leitura sempre nos faz repensar opiniões, abre novos caminhos e nos atualiza, oportunizando assim, novas condutas enquanto professor e cidadão.
ResponderExcluir