terça-feira, 19 de junho de 2018

OBEDIÊNCIA

" ... a criança obedece não porque ela é menor e nós maiores, mas porque nós somos fascinantes e ela deseja se transformar em um adulto fascinante também."
Gabriel M. Salomão

A maioria das famílias ao chegarem na porta da nossa sala de aula observam seus filhos fazendo algo que os deixa surpreso. Ficam parados observando seus filhos realizando feitos que, segundo eles, não fazem em casa por nada. Para tais afirmações e  indagações encontraremos respostas no livro Mente Absorvente de Maria Montessori, onde a autora traz explicação de  como o adulto pode se tornar digno da obediência da criança. 

Para Montessori a obediência necessita passar por três níveis: Primeiro nível da obediência: nesse período precisamos sermos adultos pacientes, pois a criança obedece de vez em quando, ou seja, quando a sua vontade e a da pessoa que pediu são iguais. O que significa dizer que ela não amadureceu o suficiente para abrir mão de sua vontade pela do outro. No segundo nível - a criança tem muito mais êxito em suprimir sua vontade e executar a vontade do outro, encontra-se mais desenvolvida o que terá reflexo em ser obediente com mais facilidade. Essa fase tem certa fragilidade, pois dependendo como for conduzida pelos adultos (chantagens, recompensas, ameaças....) pode dificultar/impedir a criança de chegar no terceiro nível. E, ao chegar ao terceiro nível a criança obedece porque deseja e sente prazer, estão ansiosas para receber solicitações e executar com satisfação. A obediência, nessa fase, está estritamente ligada aos adultos que ela admira, e não aquele que a oprimi, assusta ou que faz dessa solicitação, para com ela, uma moeda de  troca ou recompensa.


No nosso cotidiano escolar primamos por crianças autodisciplinadas, autônomas e independentes, claro, guardadas as devidas individualidades. 

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