terça-feira, 19 de junho de 2018

GERAÇÃO ANALÓGICA

Leituras nos possibilita entender o mundo, seus feitos e a trazer retorno pessoais que estavam sem repostas. Digo isso, porque ao terminar a leitura de SCHLEMMER compreendi o motivo de tantas dificuldades e bloqueios que tenho em relação as tecnologias. A autora explora de maneira precisa as gerações analógicas e  as gerações que já nasceram com a tecnologia a seu dispor. Como sou da primeira geração lembro que quando chegava algo novo em casa (som, TV, rádio, Máquina fotográfica...) eramos proibidos de mexer, sob a alegação que podia estragar,  e isso suava aos meus ouvidos como algo terminantemente proibido - poderia estragar na minha mão. Até hoje carrego esse receio de qualquer produto que adquiro, penso antes de mexer: Vou desconfigurar tudo e não vou mais acertar o que já estava funcionando. 

Quando tínhamos a oportunidade de mexer, para aprender, eramos tolhidos e a nossa curiosidade era ceifada naquele momento, acredito que minha dificuldade tenha reflexo nos meus tempos de criança e até hoje sempre preciso do suporte da minha filha para ensinar o que para ela é simplório. Entendi na leitura do texto que sou de uma geração analógica e uma imigrante digital, ao passo que nossas crianças, ao nascerem, estão inseridas e interagindo  no mundo digital impulsionadas pela própria família, ou seja, geração de mexer para ver como funciona, enquanto a minha era, não mexe para não estragar!

Como as crianças na atualidade já nascem tecnologizadas ( termo usado pela autora) a forma como se comunicam é diferente das gerações passadas -  geração analógica que tardiamente foram apresentados ou introduzidos de forma obrigatória ás tecnologias. Contudo, cabe salientar que a ação do sujeito nesse encontro de diferentes culturas se dará através da colaboração e da cooperação a partir dos conhecimentos de cada um dos sujeitos utilizando diferentes pontos de vista.

Aos poucos estou dominando - para não dizer engatinhando - na língua digital, mas com forte sotaque analógico. Tudo bem!!! Reflito e valorizo sobre minhas pequenas conquistas no mundo tecnológico, mesmo que num primeiro momento pareçam pequenas perto do que ainda tenho que conquistar pela necessidade, curiosidade e do desejo que tenho para aprender.

fonte:
  SCHLEMMER. Elaine. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista textual. Set. 2006, p. 33-42

3 comentários:

  1. Oi Lisi...
    Assim como você, também pertenço a geração analógica, no entanto, estas negações que vivemos em outros momentos, hoje são metas a alcançar, pois a profissionalidade docente que almejamos se traduz na ação, no processo e no movimento das inovações tecnológicas. Portanto, a cada desafio, uma conquista, uma aprendizagem que pontuam condições e características de experiências inovadoras. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Lisi...
    Assim como você, também pertenço a geração analógica, no entanto, estas negações que vivemos em outros momentos, hoje são metas a alcançar, pois a profissionalidade docente que almejamos se traduz na ação, no processo e no movimento das inovações tecnológicas. Portanto, a cada desafio, uma conquista, uma aprendizagem que pontuam condições e características de experiências inovadoras. Bjks

    ResponderExcluir
  3. embora minhas conquistam possam parecer pequenas, para mim, são feitos memoráveis acreditando que não serão empecilhos para nossa renovação.

    ResponderExcluir