sexta-feira, 22 de junho de 2018

ALFABETIZAÇÃO; O QUE IMPORTA!

O analfabeto, é mártir da injustiça social, é negação de afirmação de homens e mulheres ao direito de ler, compreender, transformar suas experiências e de reconstituir sua relação com a sociedade mais ampla, de direito à alfabetização. Por isso, alfabetizar não significa saber ler e escrever, mas compreender o que se lê e escreve e, que esse processo de alfabetização seja através de um projeto político, onde o educando tenha sua própria voz, consciência reflexiva e traga-lhe abertura de novos horizontes.
Alfabetizar letrando pressupõe partir de temas que questionam a realidade dos mesmos, visando uma educação problematizadora, mediado por um professor-cidadão crítico, onde os educandos são levados a assumirem-se como sujeitos da construção de si mesmos e da sua realidade. Tal educação oportuniza  à libertação e por conseguinte a dialogicidade onde o conteúdo programático não será imposto, mas fundamentado no universo das aspirações, anseios e desenvolvimento da consciência crítica dos educandos, tendo como resultado levar o aluno a perceber os benefícios políticos, sociais e culturais que o  ato de saber ler, escrever e interpretar pode lhe proporcionar - emancipação do homem.

 fonte:
ALFERES, M. A. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: TECENDO RELAÇÕES COM O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, disponível em <http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170601130727.pdf > acesso em junho de 2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário