sexta-feira, 22 de junho de 2018

A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁDIOS PARA A APRENDIZAGEM


Para Piaget, não basta saber os nomes e características dos estádios, pois elas são extremamente variáveis. Podemos  encontrar crianças que avançam rapidamente, outras, nem tanto. Para Piaget isso é previsível, pois estamos falando de médias. Para o autor, o individuo deve ser analisado a partir do seu comportamento e não da sua idade. Portanto, a idade não será suficiente para nos dizer em qual período de desenvolvimento a pessoa  encontra-se, por isso a  teoria de Piaget não é Maturacionista.

Os estádios tem caráter integrativo, significa que o individuo pode apresentar os instrumentos de todos os estádios anteriores, que em alguns momentos,  irá circular por outros períodos de desenvolvimento.

Nem sempre todos os indivíduos passam por todos os períodos ou estádios do desenvolvimento. Porém, se alguém está vivendo um estádio atual, significa que passou pelos anteriores – NÃO SE QUEIMAM ESTÁDIOS, o que é denominado sucessão constante.

Os estádios são degraus de equilíbrio estruturais e não para mensurar conteúdos, logo, com certa restrições podemos ensinar qualquer conteúdo para as crianças/ adolescentes, claro, respeitando sua capacidade estrutural.


Fonte:

 BECKER, F. e MARQUES, T. Estádios de Desenvolvimento. In BECKER, F. Educação e construção do conhecimento, 2ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2012

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