domingo, 11 de agosto de 2019

CALIGRAFIA - ALGUNS CRITÉRIOS

Embora tenha avançado nos estudos e amadurecido nas escritas, ainda mantenho algumas convicções porque vejo que para haver certos procedimentos na educação deve haver obediência em alguns critérios. Nessa posição trago a escrita Caderno de Caligrafia, onde de inicio suscitei a necessidade ou não desse recurso,  https://portfoliolisianenegreiros.blogspot.com/2018/04/caderno-de-caligrafia.html

Assim realizei novas leituras e conversei com pais e professores do ensino fundamental, onde todos sinalizaram a favor do uso da caligrafia. Contudo não trouxeram a tona alguns apontamentos que vejo necessário para o uso de tal recurso para que tenha significado e motivador para o educando. 

Primeiro a questão do belo (letra bonita) tal justificativa impõe sem respeitar a subjetividade do que é de fato "belo". O que é belo para o professor? Para ele, educador, ou para a criança? Temos que cuidar em não impor para as crianças os padrões dos adultos. Segundo, é comum tal proposta ter cunho punitivo ou moral, mesmo sutil, mas temos antes de tudo chamar pela nossa  consciência a necessidade dessa escrita para o aluno. 

Passado esse momento partimos para a  terceira fase que é observar o amadurecimento do processo psicomotor (tônus muscular/pressão do lápis), a criança deve ter superado a fase da alfabetização, para então regularizar a dimensão da letra  e aos poucos  conquistar agilidade na escrita. Notificado esses preceitos a caligrafia pode ser uma ferramenta para o auxílio educacional e prazerosa para o aluno avançar nos estudos, como: letra legível, escrita compreensiva, facilitando seus estudos e melhora nos rendimentos escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário