quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PPP X AVALIAÇÕES/PORTFÓLIOS

TEMOS ALUNOS COM HABILIDADE E COMPETÊNCIAS DIFERENTES, MAS TODOS COM SUA CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO.

Um dos temas mais importantes ao estudar um Projeto Político Pedagógico, ao meu ver, é a questão da avaliação. Nela o professor que avalia possui a ferramenta de analisar de forma clara o progresso do aluno, porém a questão é como avaliar de forma precisa, sem subjugar ou rotular o educando?

 Muitas vezes ao analisar o progresso da criança julgamos que foi produtivo ao nossos olhos, enquanto para a criança desnecessário, sem utilidade para o seu dia a dia, negativo em sua bagagem de vida que já traz  ou insatisfatório à sua necessidade.

Um dos caminhos para realizar uma avaliação passível de assertivas, primeiramente, conhecer quem  estamos avaliando e suas reais necessidades, especialmente na Educação Infantil, onde temos a incumbência do desenvolvimento integral da criança até 5 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. 

Outro ponto de  merecido destaque se encontra para quem escrevemos, ou seja, relatamos o progresso/ necessidades do aluno para seus responsáveis, os mesmos carecem de uma escrita simples e objetiva para não darmos campos a insatisfações ou dúvidas, ou o que é pior, a comparação com outras crianças da família.

Ao redigimos um parecer, avaliação ou relatório devemos evitar  sobre o aluno afirmações tidas como concretas e conclusivas, mas ponderar que aquele aluno é um sujeito histórico em formação e que em suas brincadeiras constrói conhecimentos pessoais, coletivos, produzindo saberes   pertinente á sua necessidade e faixa etária, Todos tem seu tempo de amadurecimento e o que nós julgamos necessário àquela criança, só irá ter respaldo se for ao encontro de sua realidade e justificado para ela.

Por hoje, finalizo meu texto com um relato emocionante - Carta emocionante de uma professora para um aluno, extraída do Blog do professor Edigley Alexandre,  com a finalidade de reflexão sobre a atividade de ser um professor comprometido com as nossas avaliações.

'... a professora Jane Clarkson, de uma escola infantil do Reino Unido, teve uma atitude muito especial ao comunicar as notas baixas do seu aluno autista de 11 anos, Ben Twist..."



Tradução livre:

" Querido Ben,
Estou escrevendo para te parabenizar pela sua atitude e sucesso ao completar seu ano letivo.
Gil, Lynn, Angela, Steph e Anne trabalharam muito bem com você este ano e você fez progressos maravilhosos.
Escrevi para você e seus pais para contar a vocês o resultado das provas.
Uma parte muito importante: quero que você entenda que essas provas medem apenas um pequeno pedacinho seu e de suas habilidades. Elas são importantes e você as fez muito bem, mas o Ben Twist é feito de muitas outras habilidades e talentos que nós, aqui da escola Lansbury Bridge, vimos e medimos de outras maneiras.
Outros talentos que você tem e que essas provas não medem, incluem:
– Seu talento artístico;
– Sua habilidade de trabalhar em grupo;
– O desenvolvimento da sua independência;
– Sua bondade;
– Sua habilidade de expressar opiniões;
– Suas habilidades esportivas;
– Sua habilidade de fazer e manter amigos;
– Sua habilidade de discutir e avaliar seu próprio progresso;
– Seu planejamento e construção de talentos;
– Sua habilidade musical.
Nós estamos muito satisfeitos com todos esses diferentes talentos e habilidades que fazem de você essa pessoa especial e essas são todas as coisas que mensuramos que nos asseguram o fato de você estar sempre progredindo e continuando seu desenvolvimento como um adorável e brilhante homenzinho.
Muito bem, Ben. Nós estamos muito orgulhosos de você.
Felicidades!
Senhora Clarkson."

" Esta carta é incrível! disse Ben, quase não acreditando no que tinha acabado de ler!"

 fonte:




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