terça-feira, 3 de janeiro de 2017

MATEMÁTICA

Como professora na área de educação infantil desconhecia  possibilidades, bem como a importância  de se trabalhar desdes os primeiros anos de vida da criança a matemática, Ciências, Estudos Sociais, literatura voltada para cada faixa etária.

Meu primeiro desafio foi elaborar conteúdos que se apresentassem de forma lúdica, pertinente a idade da criança e elaborado com a preocupação de ser significativo e dentro da realidade escolar.

Mediante material de apoio fornecido pela interdisciplina de Matemática pude realizar vários planejamentos e o mais satisfatório, as crianças tiveram  participação motivadora e fizeram eu derrubar o tabu de  que os pequenos não possuem a capacidade desenvolvida para praticar essas disciplinas no seu dia a  dia . Tais matérias são importantes como as demais, pois não há que se falar em desenvolvimento infantil fragmentado, mas sim, ser interligados para que uma área  complemente a  outra no processo educacional, afinal os temas estão presentes no cotidiano das crianças e as mesma já possem noção

Outra conclusão que merece destaque é de podemos trabalhar a Matemática no cotidiano escolar  por meio de material didático manipulativo, o que não incapacita de usarmos outros recursos mobiliários da escola com  uma aplicação corriqueira em sala de aula, ou fora dela, devendo ser aplicada desde os primeiros anos de vida da criança.


 
 









Os textos sugeridos na interdisciplina trouxe  possibilidades  lúdicas para trabalharmos Matemática,  ainda reforçando a  possibilidade do professor explorar todos os espaços físicos escolar, em todo lugar, a qualquer momento podemos trabalhar matemática com nossos alunos sem regras preestabelecidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário