Como professora na área de educação infantil desconhecia possibilidades, bem como a importância de se trabalhar desdes os primeiros anos de vida da criança a matemática, Ciências, Estudos Sociais, literatura voltada para cada faixa etária.
Meu primeiro desafio foi elaborar conteúdos que se apresentassem de forma lúdica, pertinente a idade da criança e elaborado com a preocupação de ser significativo e dentro da realidade escolar.
Mediante material de apoio fornecido pela interdisciplina de Matemática pude realizar vários planejamentos e o mais satisfatório, as crianças tiveram participação motivadora e fizeram eu derrubar o tabu de que os pequenos não possuem a capacidade desenvolvida para praticar essas disciplinas no seu dia a dia . Tais matérias são importantes como as demais, pois não há que se falar em desenvolvimento infantil fragmentado, mas sim, ser interligados para que uma área complemente a outra no processo educacional, afinal os temas estão presentes no cotidiano das crianças e as mesma já possem noção
Outra conclusão que merece destaque é de podemos trabalhar a Matemática no cotidiano escolar por meio de material didático manipulativo, o que não incapacita de usarmos outros recursos mobiliários da escola com uma aplicação corriqueira em sala de aula, ou fora dela, devendo ser aplicada desde os primeiros anos de vida da criança.
Os textos sugeridos na interdisciplina trouxe possibilidades lúdicas para trabalharmos Matemática, ainda reforçando a possibilidade do professor explorar todos os espaços físicos escolar, em todo lugar, a qualquer momento podemos trabalhar matemática com nossos alunos sem regras preestabelecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário