quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

MÚSICA NA EDUCAÇÃO: UM RECURSO A MAIS.


Relendo a postagem http://portfoliolisianenegreiros.blogspot.com/2016/10/musica-na-area-da-saude.ht observei uma escrita ampla da importância da música para as pessoas, no tempo da elaboração desse texto não possuía um conhecimento aprimorado da questão musical para a educação infantil e, hoje retomo o assunto para narrar a minha atual concepção sobre a musicalidade enquanto professora.

Compreendi que a música como linguagem cabe em qualquer lugar, a qualquer momento e não apenas em datas comemorativas ou momentos aleatórios,  sem objetivos e com movimentos repetidos e prontos, pois se assim continuasse me posicionando  estaria fazendo com meus alunos algo mecânico, sem sentido para eles. Tal postura afastaria  as verdadeiras vivências e possibilidades que a música proporciona: prazer, atenção, interação, através de jogos rítmicos, pequenos versos cantados, entre outros. É através da linguagem musical que a criança vivencia:  socialização, afetividade, aprendizagem, coordenação motora e expressão.

Das categorias acima apontadas destaco duas que mais se acentua quando trabalho música na educação infantil, são elas: Afetividade e Expressão, a primeira evidencia claramente as emoções das crianças que são múltiplas e diferenciadas e, nesse momento conseguimos captar os sentimentos individualizados do grupo. Enquanto a expressão corporal nos apresenta manifestação de ideias, o que o coração sente, a mente pensa, e o corpo deseja, logo, a música possui influência direta como meio facilitador, para não dizer bússola,  para a aprendizagem infantil.

Então, se utilizarmos  a música para a aprendizagem, em qualquer nível de escolarização, o processo de envolvimento e desenvolvimento  será natural  e prazeroso e, não algo maçante e massacrante, imposto aos alunos. Consequentemente, quando a educação é proporcionada de maneira tranquila leva criança á compreender/desenvolver as relações de socialização, autonomia, senso crítico, dicção, movimentos, linguagem, raciocínio lógico entre outros.

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