segunda-feira, 11 de julho de 2016

O EDUCADOR DAS CRIANÇAS PEQUENAS

Friedrich Froebel
O alemão Friedrich Froebel (1782-1852),  nasceu em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas e que a educação desse pequeninos deveria ser de forma natural e livre.

Para ele a criança é como uma planta em sua fase de formação, que exige cuidados periódicos para que cresça de modo saudável. Segundo o educador elas trazem em si uma semente divina de tudo o que há de melhor no ser humano. Cabe à educação, a partir dos primeiros anos de vida, desenvolver esse germe e não deixar que se perdesse.

"Aprender a aprender"

Divulgou  a  Educação como forma espontânea e para isso o caminho seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses e quanto mais ativa a mente delas mais propicia estarão para novos conhecimentos. O próprio educador acreditava que as crianças trazem consigo um desejo natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática - as atividades e material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de  tirar proveito educativo da atividade lúdica, observe que aqui já há uma consonância com o Método Montessoriano.

A educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos, o importante e trabalhar essa percepção e a aquisição da linguagem na primeira infância e no segundo momento seria a vez da religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes.

Embora o objetivo das atividades nos jardins-de-infância era oportunizar brincadeiras criativas, ele não descartava o ensino diretivo, como um recurso legitimo, caso o aluno não apresentasse o desenvolvimento esperado.

Para finalizar gostaria de sugerir leituras interessantes sobre essa tema, das quais andei lendo e achei muito interessante, para quem deseja aprofundar mais o assunto sobre uma educação sem obrigações para as crianças e que elas aprendam conforme seus interesses e por  meio da prática.

A educação do homem - Friedrich Froebel
50 grandes educadores de Confúcio a Dewey - Joy A. Palmer
O pedagogo dos jardins-de-infância -  Friedrich Froebel
História social da criança e da família - Philippe Ariès

fonte: Márcio Ferrari, Revista Nova Escola/Março 2006, pág. 57-60

2 comentários:

  1. Oi Lisiane,
    Bem interessantes ler e pensar sobre as teorias propostas pelos autores que você menciona!
    De que forma você acredita que essas leituras te ajudam a qualificar tua prática docente?
    Abraço, Tutora Tais

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  2. A leitura sempre nos faz repensar opiniões, abre novos caminhos e nos atualiza, oportunizando assim, novas condutas enquanto professor e cidadão.

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