sexta-feira, 1 de julho de 2016

O brinquedo para a criança

Ao ler alguns texto de Ludicidade, que falam sobre o brincar e  a importância do brinquedo para o infanto, descobrir que  devemos ter certa cautela ao nos deparar com uma criança que tem certa dificuldade em largar seu brinquedo, seja  ao chegar na sala de aula ou durante o período escolar. Certamente ele demonstra  sentimentos pelos seu brinquedo ou objeto e isso deve ser levado, e muito, em conta, na hora de se fazer a separação, por mais que seja  necessária para aquele momento.

No meu caso -  o que vem bem a calhar com os textos estudados -  vivencio uma situação real em sala de aula. Antes de ter acesso as leituras mencionadas achava que havia a hora de brincar e o momento estipulado para pegar brinquedos. Percebi que não estava tão certa assim. Resolvi seguir sugestões dos textos e observei em seguida uma aluna que todos os dias ao chegar na sala de aula pedia por uma certa boneca, e dali em diante não queria mas deixar a boneca por nada, até mesmo nos momentos da pracinha ( algo muito esperados por todos) e no refeitório tão pouco.

Comecei  fazendo acordos para a saída da   boneca, estes muito bem aceitos e cumpridos pela criança. Para minha surpresa seu comportamento foi se tornando cada mais dócil, meigo e calmo diante de todo o grupo. Praticamente não havia queixas dos demais.... e o comportamento dessa aluna em relação ao grupo foi significativo, havendo mais solidariedade por partes de ambos os lados. Ou seja, houve progresso positivo por meio de um simples brinquedo.



Ao brincar, as crianças colocam em cena seus desejos,  elas constroem vínculos com esses objetos e estabelecem relações de posse ...refletindo sobre si mesmas e descobrindo como reagir em situações que vão reproduzir ao longo da sua vida no convívio social. É notório que estão representando situações de vida que será do seu cotidiano, por isso o brinquedo é necessário  à vida social da criança e do jovem, facilitando o desenvolvimento intelectual e físico.






Por essa criança,  posso afirmar que essa boneca é um porto seguro, um acalanto, um pedacinho do seu ser!

2 comentários:

  1. Oi Lisiane,
    Muito interessante seu relato!
    Parece que para sua aluna essa boneca tinha um valor especial e você conseguiu entender isso, respeitando e dialogando com ela. Parabéns pela sensibilidade!
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir
  2. Esse relato aconteceu coincidentemente com um texto que havia estudado sobre a importância do brinquedo para criança algumas semanas antes.

    ResponderExcluir