terça-feira, 17 de outubro de 2017

O ALUNO SUA REDE DE DORMIR: ORIGEM E BENEFÍCIOS


Na contramão dos preconceitos e ávida para descobrir novos hábitos culturais que pudesse implementar aos meus alunos, levei uma rede para escola com a finalidade de armar para  as crianças brincarem no cotidiano escolar. A primeira vez foi montada no espaço de vida útil, lugar que imita uma mini cozinha onde os alunos brincam de casinha. o intuito inicial era meramente descontrai-los, uma especie de novidade para aquele ambiente. Todos curtiram, embalaram uns aos outros e sucessivamente com trocas entre si.

 Dado momento eu e a professora Dircilene Verdum decidimos colocar nosso aluno autista para observar qual seria sua reação deitado e olhando o mundo de baixo para cima,  pensamos de inicio: será que  vai aceitar ou vai chorar? Para nossa surpresa sua receptividade foi aquém de nosso esperado, de imediato abriu largo sorriso e seu semblante era de puro prazer e euforia. Observava o céu, os movimentos dos seus dedos seguido de risos como estivesse experimentando algo totalmente novo. Nós professores ficamos em êxtase com essa nova descoberta de satisfação de nosso aluno. Outrora, na saída, fomos contempladas com choro e expressões de insatisfação dele para conosco, que maravilha, B reagiu a favor de sua vontade, isso era o ápice de nossa descoberta. Assim seguiram os dias dele na rede, sempre esboçando plenitude e prazer ao se deparar com aquela rede estendida à sua frente. Tanto foi seu contentamento que o pai, ao levá-lo de manhã cedo para escola, percebeu sua manifestação com os braços estendidos em direção a rede estendida, era a comunicação de nosso aluno querendo por ali ficar. A descoberta do B pela rede  é a noticia mais admirada de nossa semana escolar, graças a nossa percepção e sensibilidade para com esse aluno, nos fazendo acreditar em nossas intuições e observar a necessidade e individualidade de nossas crianças.

Ambos tivemos ganhos, o aluno, em descobertas e nós em nos aprofundar pelos benefícios de experimentar o novo, além de acusar a curiosidade em fazer um estudo sobre a origem das redes e seus benefícios, bem como estudar os povos que a utilizam em seu cotidiano.De fato, ela acalma, traz sensação de leveza e pode ser usada como terapêutica, haja  visto o exemplo de B ao buscar refúgio, conforto e prazer ao deitar-se numa rede.

fonte de pesquisa:

 https://www.youtube.com/watch?v=ccJj46b9rog, acessado em 17/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário