segunda-feira, 17 de outubro de 2016

NOSSOS PEQUENOS CIENTISTAS

Abro meu texto com as palavras de um dos 3 cientistas britânicos indicados ao Nobel de Física anunciado em  Estocolmo, Suécia em 04/10/16. Embora as pesquisas de Física são complexas, para quem não é do ramo, uma frase chamou minha atenção ao assistir a matéria dos cientistas, em especial a do Físico F. Duncan M. Heldane, transcrevo:

"... as vezes você não tem a meta de descobrir algo,apenas tropeça em uma novidade e nem percebe de imediato o valor dela."

Semana passada montamos em nossa escola o corredor sensorial, cujo objetivo era proporcionar as crianças descobertas e sensações até então desconhecidas ou até mesmo pouco exploradas. A criança é como uma esponja e capta tudo o que lhe é apresentado, assim levei meus pequenos para esse corredor e fiquei apenas observando  a reação de cada um... por alguns instantes fiz descobertas de destrezas e curiosidades que, até então, não havia identificado em alguns alunos.



A sensação de êxtase foi contagiante, afinal o corredor sensorial não era uma novidade para mim, mas aos meus alunos que descoberta! Percebi naquele momento o qual fora importante para eles a visita a esse ambiente e o valor imediato que eles tiveram, e eu, apenas observando suas fisionomias. Não tinha a meta de descobrir algo em relação a eles, apenas de permitir um momento lúdico para sentirem sensações. Porém foram curiosos em suas indagações e apreciações fazendo valer que nossos pequenos necessitam de estímulos para aprender através da curiosidade e esse é o caminho para formamos no futuro  grandes cientistaS como o que mencionei no início do texto.




Tropecei em um novidade  da qual posso me valer para a elaboração de muitos projetos de aula e instigar meus alunos para o conhecimento. Desse ambiente ficou a conclusão de uma fonte inesgotável de trabalho com meus pequenos.

4 comentários:

  1. Parabéns pela atividade realizada. Teu relato foi rico em detalhes e pude perceber a empolgação de vocês. Instigar a curiosidade é o começo para formar grandes cientistas.

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  2. Simone sou uma apaixonada pelo que faço e quando recebo incentivos como os teus acredito que posso fazer muito mais, porém tudo isso alinhavado ao curso que trouxe sede pelo saber. Obrigada!

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  3. Oi Lisiane,
    Que linda reflexão sobre as atividades propostas!
    As fotos são muito representativas das ações das crianças. A cada nova aprendizagem a criança retoma o que ela aprendeu anteriormente, e utiliza como forma de estrutura para compreender e superar o novo desafio. Assim, ela faz relações entre o que já conhece e o novo aprendizado, reconstruindo conhecimento em patamares superiores.
    Algumas pesquisas sobre a construção do conhecimento defendem a ideia de que a curiosidade, está vinculada à afetividade por envolver aspectos ligados ao interesse dos alunos. Se, nós professores prestarmos atenção nas curiosidades de nossos alunos e incentivarmos essa curiosidade possivelmente abriremos possibilidades dos alunos dos alunos se interessarem pelas temáticas de sala de aula.
    Abraço, Tutora Tais

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    1. Exatamente Taís Barbosa, pois concluir que a curiosidade é a mola mestre para alcançarmos sucesso em sala de aula com nossos alunos.

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