segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MÚSICA: MILAGRE EM PORTUGAL


 Há  inúmeras experiências na área de saúde, trabalhos em hospitais que utilizam a música como elemento fundamental para o controle da ansiedade dos pacientes. A origem deste trabalho remonta à 2a. Guerra Mundial, quando músicos foram contratados para auxiliar na recuperação de veteranos de guerra por hospitais norte-americanos. 



Pode-se afirmar que esse foi um grande impulso para a área de musicoterapia, hoje com reconhecimento acadêmico consolidado. É cada vez mais comum a presença da música nestes locais, seja para diminuir a sensação de dor em pacientes depois de uma cirurgia, junto a mulheres em trabalho de parto (para estimular as contrações) ou na estimulação de pacientes com dano cerebral. Nesse sentido, não é exagero afirmar que os efeitos da música sobre os sentimentos humanos estão, cada vez mais, migrando da sabedoria popular para o reconhecimento científico.


Com o intuito de fortalecer os conhecimentos obtidos na interdisciplina de Música apresento um vídeo exibido no Fantástico no dia 24/07/2016 sobre um bebê que nasceu depois de quatro meses da morte cerebral da mãe e o hospital decidiu tentar o possível para que tivesse chance de vida, através de vários recursos, dentre eles a música, tal relato é considerado pela medicina como um verdadeiro milagre graças ao uso da Música em todo período gestacional do bebê.









Nenhum comentário:

Postar um comentário