terça-feira, 13 de outubro de 2015

Repensando nossa prática pedagógica (parte 1)



Tenho sempre o hábito ao ler e resumir os textos enviados pelos professores, e depois procurar mais assuntos relacionados ao tema para certificar a minha opinião ou até mesmo pra reforçar as idéias que irei escrever. 

 Dessa vez me deparei com um texto muito gostoso de ler e que chama, nós professores, para uma reflexão de nossa conduta como educadores. 


Texto : O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora de Márcia Silvana Silveira Borba (pág. 183)


Resultado de imagem para professor dando aula interrogaçãoTalvez um dos nossos maiores  desafios seria vencer o  método das aulas tradicionais expositivas pelas dialógicas, temos tal dificuldade por não conhecer uma prática diferente, reflexo talvez, da formação escolar e acadêmica que tivemos, nós professores somos tão carentes de assistir boas discussões que nos amedrontamos de testar essa habilidade em sala de aula, transformando o aluno em recipiente de informações.

O perfil dos novos educadores, na grande maioria, que são lançados no sistema de ensino, tende a reproduzir o que vivenciaram ao longo do seu curso de formação,

O professor precisa de um resgate critico de sua história, refletir sobre a desconstrução e reconstrução de sua prática pedagógica, pois o sistema educacional não tem acompanhado as profundas mudanças sociais.

Muitos não têm claro o papel que lhe és atribuído no universo da educação e como se situar diante das questões modernas que lhe apresentadas em sala de  aula.

Temos o hábito de criticar nossas condições de trabalho e salário... será que estamos fazendo bem nosso dever enquanto professores? Somos merecedores de um 10 na nossa prática pedagógica, enquanto educadores?







                                                                                                                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário