segunda-feira, 21 de setembro de 2015



No dia 15/09/15 tivemos a primeira aula de ALFABETIZAÇÃO com a professora Ivani Souza, após apresentar uma sequência de atividades para compreendermos como funciona o universo de uma criança em processo de alfabetização - pude relembrar a minha sofrida alfabetização - naquela noite fiquei encantada com as  atividades apresentadas em sala de aula, pois fiquei concentrada para desvendar os desafios propostos.
Durante a semana comecei  observar meus alunos,  embasados nos ensinamentos da referida professora, e  vieram  os seguintes questionamentos:

O aluno deve ser desafiado/motivado, para que deseje o saber, e uma forma de criar este interesse é dar a ele a possibilidade de descobrir... de querer saber sempre!

A minha dificuldade é saber como vou manter esses alunos sempre desafiados e motivados nas aulas? Como atender uma demanda de crianças com graves problemas familiares ? Como deixar "todos a fim"? Na minha escola, na maioria das vezes, a criança não tem necessidade  exatamente do saber, mas de um banho, um carinho, uma alimentação, uma rotina... e muitas vezes passamos quase meio ano para conseguirmos conquistar primeiro a confiança desse aluno para depois lhe apresentar um trabalho pedagógico. A escola infantil onde trabalho apresenta  índices relevante de crianças vulneráveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário