sábado, 1 de dezembro de 2018

REESCRITA RETRATO DA ESCOLA




A postagem Retrato da minha Escola carece de reformulação por apresentar apenas um passo a passo  de como pretendia documentar a escola onde atuo. O texto não apresenta, em si, uma escrita que de fato descrevesse em pormenores a história da criação da entidade  escolar. O intuito da reescrita de tal postagem é  apresentar um relato com outra possibilidade de escrita, visando proporcionar uma noção mais ampla do contexto social e histórico dessa instituição educacional. 


A  criação da EMEI Sadi Pipet de Oliveira se dá por volta de 1997 com a junção de casais católicos oferecendo celebrações religiosas a uma comunidade carente denominada, na época, bairro Curtume. Daí o primeiro nome da instituição ser Creche do Curtume. Com mais intimidade ás necessidades dos moradores, perceberam outras necessidades básicas dessa comunidade, como um espaço para os pais deixarem seus filhos para poderem trabalhar. Diante dessa dificuldade mais urgente, meados de 1978,  surge a ideia de montar uma creche para atender 30 crianças em uma casa alugada pelo grupo de casais mencionados anteriormente.


A partir de então, o movimento começa a ser fortalecer, ganhando reconhecimento e apoio de diversos setores da sociedade, inclusive do âmbito governamental. Doações se fazem cada vez mais significativas, o que possibilita a ampliação do espaço educacional visto que a clientela já era estimada aproximadamente em 90 crianças de múltiplas idades.

O espaço que inicialmente fora criada para cuidar de crianças, enquanto os pais pudessem trabalhar, foi se tornando, devido a necessidade do bairro, um espaço educacional graças as doações da sociedade, como terreno, eventos para arrecadar fundos, serviço de voluntariado e convênios com o Município de Torres, inclusive este fazia a cedência de professores e funcionários públicos para atender a demanda educacional da Creche do Curtume. Vale destacar que a mesma ofertava cursos profissionalizantes através de oficinas, contudo, tal serviço, com o tempo foi desativado definitivamente.

Até meados de 2015 a Creche era mantida através de Convênios com a Secretária do Trabalho e Cidadania e Assistência Social, doações, evento e colaboração mensal do padrinhos sociais. Com o advento da lei preconizando que a Educação Infantil ficaria a cargo do Município, este passou a administra a Creche do Curtume, iniciando uma nova era dessa instituição. Hoje a escola possui o nome de EMEI Sadi Pipet de Oliveira em homenagem a um dos fundadores.
   
     
 


     




     

      
     

    

     

        

Finalizando a reescrita e com o objetivo de analogia de ambas as postagens o endereço eletrônico da  primeira versão e o seguinte https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6109726530448589034#editor/target=post;postID=1824916489961050697;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=87;src=link

Nenhum comentário:

Postar um comentário