quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

SER PROFESSOR NA CONTEMPORÂNEIDADE

Antigamente,  a atividade do professor era  meramente técnica, subordinada ao conhecimento produzido pelos cientistas e seu trabalho caracterizado como missão – vocação. Porém, essa concepção passou por reformulações benéficas, na medida,  que se observou a necessidade de uma formação continuada, postura flexível, mantendo- se sempre em constante atualização e preparação para desempenhar sua função, não se restringindo apenas ao momento da formação inicial, pois ele se prolonga por todo o trajeto profissional do docente. Diante das implicações, dos desafios e conflitos que permeiam a função de ser educador, requer do mesmo,  uma postura de pesquisadores e agentes transformadores, pois há que se considerar a presença da responsabilidade politico-social na docência. Tal aprimoramento dos conhecimentos oferecerá ao mestre  novos panoramas de análise que possibilitam a compreensão diversos contextos vivenciados por eles. Em suma, constata-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas, sempre em processo de (re) construção de saberes.

Por outro lado encontramos a degradação a imagem social dos professores  e este enfrentando a profissão com uma atitude de desilusão e de renúncia, aliado, como por exemplo, as políticas públicas e a forma como o Estado lida com seus professores alheio a realidade do sistema escolar. Além do educador administrar suas angustias, ter necessidade de constantes aperfeiçoamento profissional,   a construção da identidade profissional docente passa por dificuldades relevantes em sua constituição, seja em relação às dificuldades impostas pelo novo contexto educacional e social da contemporaneidade, seja pelo legado histórico da profissão.

Finalmente, algo é certo que se faz necessário, o  professor do presente não pode ser apenas alguém que aplica conhecimentos produzidos por outrem, mas tem de ser um sujeito que assume a sua prática pedagógica a repensar a sua atuação em sala de aula e os enormes desafios profissionais que enfrenta, a fim de atender as exigências do contexto atual.

 fonte: 
PRADO, Alcindo Ferreira. Mestrando em Ciências da Educação – Universidade San Carlos/2103; COUTINHO, Jecilene Barreto. Mestrando em Ciências da Educação – Universidade San Carlos/2103. REIS, Osvaldineide Pereira de Oliveira. Mestrando em Ciências da Educação – Universidade San Carlos, 2013. VILLALBA, Arsenio Osvaldo. Profº. Dr. do curso de pós-graduação, mestrado em Ciências da Educação – Universidade San Carlos. SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS DA PROFISSÃO.

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