Desenvolvimento pleno do aluno;
Desenvolvimento da cidadania;
Qualificação para o trabalho.
A LDB tentou abarcar o todo na formação educacional, pois praticamente a legislação convoca todos a participarem da elaboração de tal documento assentando no principio da solidariedade no momento que todos executam e todos avaliam, além de instituir princípios de autonomia como financeiro, pedagógico e administrativo. Em tratando de tais princípios faz-se necessários certos apontamentos quando falamos na questão financeira advinda de verbas governamentais não sendo tão dificultoso quanto a questão administrativa, esta exercida pela pessoa da diretora, coordenadora e orientadora, apenas na figura dessas profissionais, portanto o resultado deixa muito a desejar em outras áreas, cujo o atendimento dessas profissionais se faz necessário, de fato compreensivo, pois não há funcionários para exercer função de administração escolar, deixando as referidas integrantes da equipe sobrecarregadas em funções que outras pessoas poderiam exercer habilidosamente, ao passo que atendimentos ao público escolar fica deficitário. Praticamente a legislação convoca todos os membros da comunidade a elaborar o PPP dentro de uma concepção coletiva e democrática e deve ser construído em consonância com o artigo 2° da LDB, além do compromisso político de ofertar qualidade de educação para todos.
(texto escrito por Lisiane dos S. W. de Negreiros)
Os escritos acima contribui para reflexões e questionamentos a cerca da construção do PPP da escola onde atuo, pois a escola teve suas origens marcadas pela filantropia e assistencialismo, na qual este documento constava apenas como uma norma burocrática para funcionamento da escola, porém com carências de elaboração devido a falta de valoração do material pelo corpo administrativo, pedagógico e da comunidade. Atualmente esta mesma escola passou a pertencer a rede municipal, construindo uma nova escola, mantendo-se o corpo docente, a comunidade escolar e demais profissionais. A atual gestão que tomou posse meados de março 2016, ainda está em processo dessa construção e elaboração da identidade da escola e efetivando um novo conceito educativo. Observo que a dificuldade em dar seguimento ao processo de construção do PPP encontra-se na questão de que a permanência no mesmo prédio, do mesmo corpo docente e da mesma comunidade, ainda não foi absorvida essa transição, estando ainda arraigados às premissas antigas, cabendo a nova equipe diretiva motivar e incentivar essa nova percepção e ressaltar a importância da construção desse novo documento. Esse processo tende a ser demorado em sua elaboração e aplicação pela falta de conscientização pela comunidade escolar como um todo, entretanto já está se evidenciando tentativas mais reflexivas em questão práticas do cotidiano, o que poderá, enfim, contribuir par uma elaboração do PPP mais efetivo e de acordo com realidade da escola.
(texto escrito por Lisiane dos S. W. de Negreiros)
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