domingo, 18 de dezembro de 2016

MEU PRIMEIRO EXPERIMENTO

Bolsa Mágica



Registro do experimento:

"parece uma bomba!"

"vou ficar molhado e vou secar com papel toalha!"

"vai estourar água em todo mundo!"




Em seguida cada aluno pode pegar um lápis para furar a bolsa de água. Uns demostraram segurança, outros com medo de se se molharem... mas, no geral, ficaram todos ansiosos em realizar o experimento.

Observe o aluno abaixo:



Ficou  certo tempo tentando furar o saco com água, tentou, tentou, e...nada! Então parou e ficou observando seu lápis, em seguida, percebendo  que segurava o  objeto ao contrário,  disse:
“ profê, para furar tem que  ter ponta!”


Voltamos para sala de aula  para conversamos sobre nossa experiência, eis algumas de suas colocações:


- gostei porque “tava” furando o saco e água não saiu!
- o  saco só furava quando o lápis tinha ponta!
- eu furei um saco com água e não saiu água!
- a ponta era muito pequena para estourar água em todo mundo, por isso o saco não explodiu!
- para estourar o lápis tem que ter uma ponta grande!
- uma camisinha, não de roupa, mas aquele que enche na boca daria para fazer. Eu que tive essa ideia!





 No inicio todos ficaram assustados com a possibilidade do saco plástico arrebentar. Uns não queriam ficar perto, outros, pela curiosidade, ficaram bem próximos. Após demonstrar  para eles que sua desconfiança não era real, eles se juntaram mais perto e pediram para realizar o experimento. Ofereci lápis para cada aluno fazer  sozinho  - todos ficaram saltitantes.


Ao terminar atividade  percebi que  a resposta do nosso experimento, para eles, estava  na ponta do lápis que era pequena, por isso não arrebentou o saco. Quanto a caneta esta não furava o saco por que não possui ponta igual a do lápis.

Meu primeiro experimento de Ciências com meus alunos foi angustiante para elaborar,  pois pensava que a turma não iria acompanhar ou responder a altura da minha expectativa. Confesso que relutei em elaborar a aula por diversas vezes,.... até que chegou o inadiável momento. Entrei em sala de aula apreensiva, pois iria aplicar o tema sozinha em  uma sala com  17 alunos.

Para minha realização de professora a aula foi um sucesso estrondoso e percebi que a insegurança, o desconforto não era oriundo das crianças, apenas meu. Eu que havia elaborado um pré julgamento daquilo que nunca havia feito com  eles. 

Assim compartilho com meus colegas a rica aula de Ciências para, mais uma vez, enchermos  de coragem para sairmos da zona de conforto e encarar o novo, embora, de inicio, vá parecer desconfortável para nós.


Explicações do experimento:

Isso acontece porque quando o saco plástico está cheio de água, suas moléculas de polietileno, ao serem quebradas, se aproximam, “apertando” os lápis. http://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-experimentos-simples-que-voce-mesmo-pode-fazer-para-surpreender-todo-mundo/

2 comentários:

  1. Oi Lisiane,
    Que belíssimo relato!! Fiquei encantada com o seu cuidado e planejamento! Que legal que todos puderam participar da atividade!
    A ciência é uma forma de estudar a realidade, de interrogá-la e de pensar sobre nossas hipóteses. Nesse contexto, propor aos alunos que façam pesquisa é possibilitar a ação dos alunos por meio da expressão de suas curiosidades. A pesquisa é, assim, uma importante forma de aprender pois se aprende sobre algo que incita a curiosidade.
    Abraços, Tutora Tais



    ResponderExcluir
  2. Penso que foi algo enriquecedor para a turma como para mim.
    Tenho outra ideia de Ciências a partir dessa experiência. Um grande abraço!

    ResponderExcluir