segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Gabriel H. Magnus

Esse vídeo tem a intenção de fazer um paralelo entre a sala de aula, bem como reforçar as idéias promissoras de Emília Ferreiro e o aluno Gabriel que aos 4 anos e meio já estava inserido no processo de leitura, hoje ele está com 6 anos.





Aprendi junto com  a  Teoria e a prática pontos importantíssimos: 

- não há idade/momento certo para se alfabetizar;

- nesse caso apresentado o grau de escolaridade da família e o acesso a materiais  escritos de diferentes naturezas tornou a compreensão da escrita/leitura mais tranquila para o alumo Gabriel.

- o processo de alfabetização não se  restringe só a escola, mas o apoio familiar é fundamental (desde muito cedo os familiares desse aluno procurava incentivá-lo, exemplo: a avó cantava o abecedário da Xuxa com frequência).

- e o mais admirável que concluir - é possível uma criança ler sem ter o domínio da escrita.

4 comentários:

  1. Esse menino era teu aluno? Em que contexto este vídeo foi gravado, qual o objetivo?

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  2. Sim, faz dois anos que o acompanho porque sou a professora auxiliar dele. O contexto do vídeo foi exatamente para fazer um paralelo com o texto de Emília Ferreiro (Psicogênese) e o objetivo foi justificar, mais ainda, o que é retratado nos textos da autora.

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  3. Justifico, ainda, que o aluno do vídeo não possui uma coordenação motora para pegar em um lápis, mas consegue ler e interpretar o que lê e aos 4 anos e meio já estava lendo apesar da Síndrome de Down, isso se justifica pelo empenho da família dele, melhor dizendo, não há uma idade certa para alfabetizar como bem afirma Emília Ferreiro.

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  4. Justifico, ainda, que o aluno do vídeo não possui uma coordenação motora para pegar em um lápis, mas consegue ler e interpretar o que lê e aos 4 anos e meio já estava lendo apesar da Síndrome de Down, isso se justifica pelo empenho da família dele, melhor dizendo, não há uma idade certa para alfabetizar como bem afirma Emília Ferreiro.

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