domingo, 22 de novembro de 2015

Discutir a Relação


Há duas semanas estavam ocorrendo reclamações entre os alunos sobre comportamentos entre eles, tais queixas eram faladas pelas mães que solicitavam segredo. O que chamou minha atenção foram as queixas de alunos (as) que jamais tivemos problemas.

Chamei todos para uma conversa, onde não citei os problemas, mas lancei questionamentos para que falassem a respeito. O que houve foi uma verdadeira discussão de relação (aquelas famosas "D.R."!!!). Falaram dos alguns colegas haviam feito que lhes trouxeram mágoas. Resumindo: choros, palavras ditas no passado, brincadeiras que foram excluídas... feitas há meses anteriores, mas que ao serem lembradas, comoveu a criança autora do feito, bem como o "ofendido".

Confesso que lá pelas tantas só observava o diálogo entre eles, fiquei surpresa com a capacidade de argumentação e negociações deles, bem como, a capacidade do perdão. Os relatos foram comoventes, inclusive com problemas familiares fazendo um paralelo de seu  comportamento para com os colegas.

Ao final, alguns choraram, todos se abraçaram e se desculparam e eu fiquei muito emocionada e ao mesmo tempo tive uma grande lição de vida com a capacidade deles de resolver seus conflitos pertinentes à sua idade. Daquele dia em diante notei que as brigaram desapareceram, estão mais amigos e as agressões passaram. Observo com mais frequência a conversa entre eles, principalmente quando estão estabelecendo regras para brincarem.

Conclusão: criança precisa ser ouvida, questionada e levada muito à sério suas palavras. Elas sabem perfeitamente o que as incomoda!!

Um comentário:

  1. Ouvir é uma das capacidades que nós, professores, temos que aprimorar. Promover momentos de discussão, argumentação, auto-avaliação é muito importante para o crescimento do grupo e estar aberta a aprender com tudo isso é fantástico. Parabéns!!!!

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